Com aporte de R$ 2,5 bilhões do BNDES focado na descarbonização da frota paulistana, operação consolida banco de fomento como o maior financiador de eletromobilidade urbana da América Latina.
O processo de transição energética e eletrificação do transporte público na capital paulista atingiu um marco histórico neste domingo (21). A Prefeitura de São Paulo realizou a cerimônia de entrega de 500 novos ônibus elétricos, configurando a maior operação de expansão de frota com tecnologia de emissão zero já registrada no município. Mais da metade dos veículos entregues foi viabilizada por meio de uma linha de financiamento estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltada a acelerar a substituição dos modelos convencionais movidos a óleo diesel.
O evento na Marginal Tietê contou com o posicionamento dos veículos em duas filas paralelas que se estenderam por mais de 7 quilômetros. A capital paulista opera um dos maiores sistemas de transporte coletivo do mundo, com uma frota total de aproximadamente 13 mil veículos e volume diário de 7,3 milhões de passageiros transportados nos dias úteis.
Estrutura do Financiamento e Metas de Descarbonização
A modelagem financeira contratada junto ao BNDES soma R$ 2,5 bilhões em crédito, montante projetado para subsidiar a aquisição de até 1,3 mil ônibus elétricos. O fluxo de desembolsos da instituição financeira já liberou R$ 1,9 bilhão até o momento, elevando o total de veículos integrados ao sistema por meio da parceria para 930 unidades.
A aceleração da agenda verde atende aos parâmetros da Política de Mudança Climática do Município de São Paulo, instituída pela Lei nº 14.933/2009. O dispositivo legal fixa metas rígidas para o transporte público paulistano: redução de 50% nas emissões de dióxido de carbono (CO₂) até o ano de 2028 e descarbonização total (100%) da frota até 2038.
A importância de estruturar mecanismos financeiros para modernizar a infraestrutura de transporte nas grandes metrópoles e mitigar as emissões de gases de efeito estufa foi enfatizada pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante: “Ao financiar ônibus elétricos, o BNDES, alinhado ao compromisso assumido pelo governo do presidente Lula, contribui com a descarbonização e com um transporte público mais eficiente, mais moderno e mais sustentável. Estamos preparando as cidades para o futuro e proporcionando uma melhoria da qualidade de vida para a população.”
Impacto Ambiental e Redução no Consumo de Diesel
A inserção dos 500 novos coletivos elétricos mitiga diretamente a dependência de combustíveis fósseis na operação de transporte da capital. Sob a ótica ambiental, a substituição tecnológica gera impactos na qualidade do ar e na saúde pública imediata da população urbana, reduzindo a incidência de poluentes locais.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, quantificou os ganhos ecológicos do projeto e o impacto equivalente na captura de carbono na cidade: “Os avanços são gigantescos. Nós estamos aqui hoje juntos, cada um de nós, plantando 3,2 milhões de árvores por ano. Para se ter uma ideia, temos cerca de 600 mil árvores nas ruas da cidade e, com a entrega de 500 ônibus, estamos chegando a esse equivalente ambiental e deixando de consumir 20 milhões de litros de óleo diesel. Isso mostra a importância da entrega de hoje e o quanto ela contribui para a redução de doenças cardiorrespiratórias e para a melhoria da qualidade do ar.”
Presente no evento, a diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, ratificou o posicionamento estratégico do banco como indutor da mobilidade sustentável de alta tecnologia: “Investir em veículos elétricos para frotas significa acelerar a transformação da mobilidade urbana. O BNDES tem se colocado como um parceiro dos municípios em projetos como esse. Essa entrega contribui para reduzir os impactos ambientais e as emissões de carbono e prepara o setor de transporte para um futuro mais sustentável e tecnológico.”
BNDES Lidera Crédito para Eletromobilidade na América Latina
A carteira de projetos de eletrificação de frotas do BNDES expandiu de forma acentuada a partir de 2023. Atualmente, o volume total de crédito aprovado pela instituição para o segmento de ônibus elétricos ultrapassa R$ 5 bilhões. As operações abrangem contratos assinados com os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, além dos governos estaduais da Bahia e do Espírito Santo, e concessionárias privadas do setor.
Esses contratos preveem a aquisição de 2.191 veículos elétricos no território nacional, o que projeta uma redução de emissões estimada em mais de 150 mil toneladas de CO₂ por ano. Os recursos são liberados majoritariamente por meio da linha Finame, alavancando um montante global de R$ 7 bilhões em investimentos privados e públicos. O desempenho consolidou o banco como o maior financiador de ônibus elétricos em toda a América Latina, conforme levantamento conjunto realizado pela C40 Cities e pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).


