Evento promovido pela agência reúne autoridades, representantes do setor e consumidores para discutir avanços e ferramentas de proteção
A ANEEL organizou um evento marcante nesta quinta-feira (14/3), às vésperas do Dia do Consumidor, reunindo uma gama diversificada de participantes para debater o fortalecimento do papel do consumidor no setor elétrico. Sob a temática da inclusão e empoderamento, o encontro destacou dados significativos do portal consumidor.gov.br e a adesão dos consumidores de energia elétrica ao Cadastro Positivo.
Figuras proeminentes, incluindo representantes da ANEEL, autoridades governamentais, líderes do setor e representantes dos consumidores, estiveram presentes para discutir os avanços e medidas que visam fortalecer os direitos e a participação dos consumidores no setor elétrico.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, abriu o evento destacando as iniciativas da agência para garantir transparência e segurança aos consumidores de energia elétrica. Em suas palavras: “Estamos aqui hoje para discutir cidadania. Ter uma conta de energia elétrica em seu nome garante cidadania ao consumidor.”
Um dos pontos centrais do encontro foi a discussão sobre o Cadastro Positivo, uma ferramenta essencial que reúne informações sobre crédito e obrigações financeiras, possibilitando uma avaliação mais precisa do risco de crédito. Com mais de 70 milhões de consumidores de energia elétrica já aderindo ao benefício, o Cadastro Positivo torna-se uma importante ferramenta para reduzir inadimplências, democratizar o acesso ao crédito e promover a inclusão financeira.
Além disso, a plataforma consumidor.gov.br foi destacada como um instrumento eficaz para a mediação de conflitos entre empresas e consumidores, com o setor elétrico apresentando índices de solução de problemas superiores a 80%.
Ao encerrar o evento, Feitosa enfatizou o compromisso da ANEEL em responder às crescentes expectativas dos consumidores, reafirmando que são eles a razão de ser do regulador e o vetor do desenvolvimento do país.
Para mais informações sobre como registrar uma reclamação no consumidor.gov.br, acesse: link.
Saiba mais sobre o Cadastro Positivo na página da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC): link.