Quarta-feira, Abril 16, 2025
23.9 C
Rio de Janeiro

Parceria entre NTS e Geo Visa Revolucionar Logística de Biogás e Combustíveis Avançados

Acordo inédito busca criar infraestrutura dedicada para transporte de gases renováveis, reforçando compromisso com a transição energética e sustentabilidade

A busca por soluções sustentáveis no setor energético está ganhando força no Brasil. Em um movimento estratégico para liderar o mercado de combustíveis avançados, a NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e a Geo anunciaram um Memorando de Entendimento (MOU, da sigla em inglês Memorandum of Understanding) para explorar oportunidades de negócios em infraestruturas dedicadas a gases renováveis.

O acordo tem como objetivo desenvolver a logística para biogás, biometano, carbono biogênico e hidrogênio renovável, além de criar novas rotas e clusters que possam conectar produtores de biometano à malha de gás natural existente. Esse avanço reforça o compromisso das empresas com a transição energética, ao mesmo tempo em que responde ao momento favorável para investimentos em tecnologias e infraestrutura sustentáveis.

Aposta em Combustíveis Avançados

Segundo Erick Portela, CEO da NTS, o desenvolvimento de projetos voltados para combustíveis avançados, como o biogás, é um passo inédito para o setor de transporte de gás natural no Brasil. “O momento é favorável para investimentos em infraestrutura desse tipo, que não apenas impulsionam a inovação tecnológica, mas também ampliam a produção e garantem a entrega da molécula aos clientes conectados à nossa rede”, destacou.

O acordo também visa aproveitar o impulso gerado pelo edital de compra de biometano recentemente lançado pela Petrobras. A iniciativa busca atender tanto a demanda atual quanto a futura, preparando o setor para as metas globais de redução da pegada de carbono e sustentabilidade.

Integração de Dutos e Eficiência Logística

Um dos pilares da parceria entre NTS e Geo é a integração de dutos, o que permitirá uma redução significativa da demanda por transporte rodoviário. Essa estratégia não só diminui os riscos e custos operacionais, como também promove maior segurança e agilidade nas entregas de combustíveis avançados.

“Vamos analisar a viabilidade financeira, os projetos em áreas com maior potencial e outros aspectos para definir a melhor alocação de nossos investimentos. Nosso foco sempre será o desenvolvimento sustentável da economia e das indústrias nas quais atuam nossos consumidores”, explicou Erick Portela.

Já Alessandro Gardemann, CEO da Geo, reforçou a importância da colaboração entre as empresas: “A logística eficiente e escala com as moléculas renováveis são essenciais para a consolidação de novas tecnologias.” A Geo, que atua desde 2008 com moléculas renováveis, traz sua expertise para identificar oportunidades e potencializar os resultados da parceria.

Futuro Promissor para o Biogás no Brasil

A depender dos resultados dos estudos de viabilidade, a criação de uma infraestrutura dedicada para o transporte de gases renováveis pode acelerar o crescimento do mercado de biogás no Brasil. Isso possibilitará maior competitividade para produtores e consumidores, fomentando ainda mais a transição para uma economia de baixo carbono.

Com a união de forças e visões inovadoras, NTS e Geo prometem abrir novas possibilidades para o setor de energia renovável no país. A parceria sinaliza um futuro promissor para o biogás e demais combustíveis avançados, contribuindo para o fortalecimento da sustentabilidade e para a ampliação das soluções energéticas no Brasil.

Destaques

Biogás e biometano ganham protagonismo na transição energética brasileira

Com apoio regulatório e inovação, setor se fortalece como...

Governo apresenta plano estratégico para reduzir cortes de geração renovável no Nordeste

CMSE abre consulta pública sobre ações para aumentar o...

Últimas Notícias

Tarifa de energia mais barata no Ceará: ANEEL aprova redução média...

Nova tarifa entrará em vigor no dia 22 de...

Governo Federal prioriza infraestrutura elétrica em Goiás com foco no Leilão...

Ministro Alexandre Silveira recebe comitiva goiana e reforça o...

MME atrai mais de R$ 1 bilhão em propostas para levar...

Primeira chamada do Pró-Amazônia Legal mobiliza estados, empresas e...

Fontes renováveis aumentam em até 25% o valor de mercado de...

Análise global destaca papel estratégico da matriz limpa e...

Enel renova identidade visual e anuncia R$ 25 bilhões em investimentos...

Mudança de marca marca nova fase da companhia no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares