Quarta-feira, Janeiro 8, 2025
25 C
Rio de Janeiro

APM Terminals Suape Inicia Construção do Primeiro Terminal 100% Elétrico da América Latina

Com previsão de operação para o segundo semestre de 2026, o projeto sustentável contará com grandes investimentos e parcerias estratégicas

A APM Terminals Suape deu mais um passo significativo rumo à construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina. A empresa contratou as empresas Consag, HTB e Piatec para liderar as obras do projeto, que promete ser um marco para o setor portuário brasileiro. Com previsão de início de operações no segundo semestre de 2026, o terminal integra a visão da APM Terminals de modernizar e promover a sustentabilidade em suas operações globais.

Detalhes do Projeto e Contratadas

A construção do pátio de contêineres ficará a cargo da Consag, reconhecida por sua expertise em projetos voltados à sustentabilidade. Já as obras do cais, armazém, oficina de manutenção e reforma do prédio administrativo serão realizadas pelo consórcio HTB/Piatec.

Em novembro, a cravação da primeira estaca no cais marcou o início efetivo das obras. O consórcio será responsável pela construção de um novo cais, com trilhos para guindastes STS (Ship-to-Shore), defensas marítimas, pavimentação de alta resistência e provisionamento de energia em terra. Além disso, a dragagem do berço de atracação será realizada para garantir a operação eficiente de grandes embarcações.

Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, destacou a importância do projeto “Este é um marco importante para a APM Terminals Suape e para o setor portuário brasileiro. Escolhemos as empresas contratadas após uma avaliação minuciosa das propostas técnicas e comerciais. A expectativa é que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2026, sendo o primeiro terminal de contêineres totalmente eletrificado do Brasil.”

Sustentabilidade e Inovação no Setor Portuário

O projeto tem como diferencial o foco em sustentabilidade, com todas as operações do terminal projetadas para serem eletrificadas, reduzindo emissões de carbono e aumentando a eficiência energética. Michael Dandanell, diretor de projetos da APM Terminals Suape, reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental “Este é um projeto desafiador, com grandes exigências em termos de engenharia e cronograma. Nossa equipe está totalmente comprometida em entregar um terminal de excelência, cumprindo os mais altos padrões de qualidade e segurança. O terminal 100% elétrico é um marco para o setor, e nosso objetivo é garantir que todas as estruturas, do pátio ao cais, atendam a essa visão de responsabilidade ambiental e modernidade.”

O terminal Suape será equipado com tecnologias de ponta para atender à demanda crescente do comércio marítimo, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região e do setor logístico nacional.

Benefícios para o Brasil e o Mercado Portuário

O novo terminal da APM Terminals Suape se posiciona como um dos mais modernos e sustentáveis do Brasil, impulsionando a competitividade do país no comércio internacional. Além de atrair investimentos, a iniciativa deve gerar empregos e consolidar o Porto de Suape como um hub estratégico para operações logísticas na América Latina.

A construção desse terminal é também um reflexo do compromisso global da APM Terminals em reduzir as emissões de carbono de suas operações e liderar iniciativas voltadas para a sustentabilidade no setor portuário.

Destaques

Minas Gerais Ultrapassa Belo Monte e se Consolida Como Potência em Energia Solar no Brasil

Com 11,57 GW de potência fiscalizada, estado ultrapassa Belo...

Rio de Janeiro Avança na Produção de Gás Natural com R$ 150 Bilhões em Investimentos Planejados até 2035

Estado fluminense lidera produção e atrai grandes investimentos em...

Petrobras Abre Chamada para Aquisição de Biometano, a Iniciativa Faz Parte da sua Estratégia de Descarbonização

A iniciativa incentiva a descarbonização, o desenvolvimento da cadeia...

Eneva Restabelece Operações do Hub Sergipe e Garante Suprimento de Gás Natural

Após substituição de tubulação marítima, o maior complexo de...

Últimas Notícias

Porto do Açu avança na transição energética com megaprojeto de amônia...

Parceria reserva área de 2 milhões de m² para...

R$ 7,6 Bilhões de Investimentos: ONS Projeta Expansão do Setor Elétrico...

Plano operacional prevê ampliação de linhas de transmissão, aumento...

Instituto E+ Analisa Mudanças no Leilão: Avanço Modesto, Mas Preocupações com...

Instituto E+ Transição Energética destaca que alterações representam um...

Órigo Energia Reforça Governança com a Chegada de Britaldo Soares ao...

Executivo traz décadas de experiência no setor energético e...

Política Operativa do ONS Garante Recuperação Significativa nos Reservatórios de Furnas...

Com restrição de defluências, volumes úteis das usinas hidrelétricas...

Grupo Delta Energia Marca 2024 com Novos Contratos de Gás, Expansão...

A holding firma parcerias com YPFB e Galp Energia,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares