Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

CPFL Energia Recebe Selo de Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol: Um Marco na Sustentabilidade Corporativa

Reconhecimento destaca a transparência e a qualidade na gestão de emissões de gases de efeito estufa e reforça o compromisso da CPFL Energia com a transição para uma matriz energética mais sustentável

A CPFL Energia recebeu, mais uma vez, o Selo de Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, um importante reconhecimento concedido pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas). O prêmio destaca a excelência da empresa na elaboração e publicação de seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), refletindo a qualidade e a transparência na divulgação de seus dados ambientais.

Compromisso com a Sustentabilidade

Desde 2011, a CPFL Energia publica anualmente seu inventário no Programa Brasileiro GHG Protocol, e desde então tem alcançado o grau máximo de qualidade e transparência. O reconhecimento é resultado da divulgação de informações completas e auditadas por um órgão credenciado pelo Inmetro, o que demonstra o compromisso da empresa com a precisão e a confiabilidade dos dados apresentados.

Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, comenta sobre a conquista: “A qualificação demonstra que continuamos a trabalhar pela qualidade e transparência na divulgação dos dados das emissões de GEE do grupo. O inventário nos permite gerenciar e reduzir não apenas nossas emissões diretas, mas também apoiar a redução em nossos fornecedores e clientes. Ele é um diagnóstico para suportar a nossa estratégia de mitigação, avaliação de riscos e oportunidades, além da priorização de investimentos direcionados à transição energética mais sustentável.”

O Papel do Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol é uma adaptação nacional da metodologia desenvolvida em 1998 pelo World Resources Institute (WRI), nos Estados Unidos. Este método é amplamente utilizado por empresas e governos em todo o mundo para realizar inventários de emissões de GEE. É compatível com a norma ISO 14.064 e com as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

No Brasil, o GHG Protocol foi adaptado em 2008 pelo FGVces em parceria com o WRI, o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e mais 27 empresas fundadoras. Esta adaptação visa aperfeiçoar o método e desenvolver novas ferramentas que atendam às particularidades do contexto brasileiro.

Impacto e Benefícios do Inventário de Emissões

A certificação com o Selo de Ouro não apenas valida o rigoroso trabalho da CPFL Energia em termos de controle e redução de emissões, mas também reforça a importância de um inventário bem elaborado para a gestão ambiental estratégica. Através deste inventário, a CPFL Energia consegue identificar áreas para redução de emissões, avaliar riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e priorizar investimentos em projetos de energia renovável e eficiência energética.

Além disso, a empresa apoia a redução de emissões em sua cadeia de valor, colaborando com fornecedores e clientes para alcançar metas comuns de sustentabilidade. Essa abordagem integrada é crucial para a transição para uma matriz energética mais sustentável e para o cumprimento das metas globais de redução de carbono.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Últimas Notícias

Brasil precisa destravar entraves para acelerar o mercado de gás natural...

Com foco na transição energética e na necessidade de...

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Artigos Relacionados

Categorias Populares