Parceria Estratégica entre IRENA e GCFC Visa Impulsionar Financiamento Climático e Energias Renováveis

Data:

Compartilhe:

Iniciativa global busca ampliar investimentos sustentáveis e promover transição energética em mercados emergentes

A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e o Centro Global de Financiamento Climático (GCFC) anunciaram uma parceria estratégica que promete transformar o panorama do financiamento climático e das energias renováveis no mundo. Com a união de forças entre essas duas entidades, a meta é acelerar o investimento em projetos de baixo carbono, sustentáveis e resilientes, especialmente em mercados emergentes e em desenvolvimento.

Objetivos da Parceria

A colaboração entre a IRENA e o GCFC almeja criar um ecossistema favorável para investimentos em soluções climáticas e energias renováveis, aproveitando as sinergias entre as duas organizações em diversas frentes, como inteligência de mercado, capacitação, plataformas práticas e iniciativas colaborativas. Juntas, buscarão desenvolver soluções inovadoras que aumentem a escala, acessibilidade e viabilidade financeira do financiamento climático globalmente.

Áreas de Colaboração

Pesquisa e Inovação

A parceria promoverá pesquisas e análises de mercado para gerar liderança de pensamento e soluções inovadoras em áreas-chave que impulsionam os fluxos financeiros climáticos. Isso inclui o desenvolvimento de mecanismos de redução de risco, oportunidades de industrialização verde, mercados de carbono e inovações políticas.

Capacitação e Assistência Técnica

Um dos principais focos será o fortalecimento das capacidades locais para adoção de soluções climáticas. A colaboração envolverá a construção de estruturas robustas para políticas e regulamentações de energia renovável e infraestrutura associada, além de desenvolver as habilidades financeiras necessárias para a criação de pipelines de projetos.

Coalizões Práticas e Financiamento de Projetos

A parceria trabalhará na promoção de parcerias e iniciativas práticas com sinergias naturais. Isso inclui o apoio à transição energética em países africanos através da Parceria Acelerada para Energias Renováveis na África (APRA) da IRENA e da Iniciativa de Investimento Verde da África (AGII) sediada pelo GCFC. Eventos conjuntos como workshops e ‘salas de negociação’ serão organizados para compartilhar conhecimento, conectar investidores com oportunidades de investimento, criar e fortalecer parcerias e promover soluções inovadoras de financiamento de energia renovável.

Declarações dos Líderes

Francesco La Camera, Diretor-Geral da IRENA, destacou a importância dessa parceria para enfrentar a disparidade no acesso a recursos financeiros acessíveis entre as regiões. “Apesar do notável momento político estabelecido pelo Consenso dos Emirados Árabes Unidos e de um caso de negócios universalmente convincente para as energias renováveis, o progresso na transição energética continua desigual entre as regiões, em grande parte devido à falta de acesso a recursos financeiros acessíveis. Esta parceria estratégica com a GCFC visa abordar esta disparidade fortalecendo os fluxos financeiros, construindo capacidades e fomentando a inovação onde ela é mais necessária.”

Mercedes Vela Monserrate, CEO do GCFC, ressaltou o impacto positivo que a colaboração trará para iniciativas de energia renovável. “Ao unir forças com a IRENA, o Global Climate Finance Centre está dando um passo significativo para acelerar o fluxo de financiamento climático e impulsionar iniciativas de energia renovável ao redor do mundo. Unidos por uma visão global para ação climática, esta colaboração busca capacitar países e comunidades para implementar soluções climáticas eficazes e construir um futuro mais sustentável.”

Artigos relacionados

Eletrobras conclui precificação de Bonds no valor de US$ 750 milhões

Companhia emite títulos com rendimento de 6,750% ao ano, com vencimento em 2035A Eletrobras anunciou hoje a conclusão...

Auren Energia anuncia novo VP de Geração

Daniel Marrocos Camposilvan assume o cargo com foco em impulsionar a geração de energia da companhiaA Auren Energia...

ONS revisa para cima crescimento da carga de energia em setembro e alerta sobre...

Aumento na previsão de demanda de energia e medidas preventivas refletem a preocupação com os níveis dos reservatórios...

Matrix Energia capta R$ 100 milhões em debêntures verdes para impulsionar o BESS no...

A captação vai financiar 224 MWh de sistemas de armazenamento de energia, parte do projeto que visa atingir...