MME destaca papel de liderança em biocombustíveis e sustentabilidade no setor energético mundial
O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou o protagonismo do Brasil no cenário internacional durante o painel Biocombustíveis e Descarbonização do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), realizado em São Paulo esta semana. O evento, reconhecido por seu papel estratégico no diálogo entre setores público e privado do agronegócio e energia, destacou as iniciativas brasileiras para uma transição energética sustentável.
Lais Thomaz, assessora da secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, representando o ministro Alexandre Silveira, enfatizou o impacto das políticas públicas brasileiras, como o Renovabio, na promoção de biocombustíveis e na liderança global em descarbonização. “Com o Programa Combustível do Futuro, fortaleceremos nossa posição como referência internacional, inspirando outros países no caminho da descarbonização”, afirmou.
O Brasil tem se destacado por integrar soluções sustentáveis que contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono. Com uma matriz energética diversificada e crescente participação de fontes renováveis, o país reafirma seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis e desenvolvimento econômico sustentável.
O Ministro Alexandre Silveira tem enfatizado a prioridade do Brasil na presidência do G20 deste ano: acelerar a transição energética com foco no financiamento acessível, promover a dimensão social da transição para garantir justiça e inclusão, e desenvolver mercados para combustíveis limpos, incluindo biocombustíveis. Esses esforços visam não apenas fortalecer a segurança energética do país, mas também melhorar a qualidade de vida e reduzir desigualdades através de investimentos e empregos na transição energética.