Veículos piso baixo e com autonomia de 250km prometem reduzir emissões de CO2 na capital paranaense.
Na próxima quinta-feira (27), a Cidade de Curitiba receberá seis novos ônibus 100% elétricos da BYD (Build Your Dreams), líder mundial na fabricação de veículos elétricos. Esses serão os primeiros ônibus elétricos piso baixo totalmente acessíveis a circular na cidade. Com 13,2 metros de comprimento e equipados com ar-condicionado, os modelos D9W da BYD prometem conforto e eficiência para os passageiros.
Os ônibus são equipados com baterias de ferro-lítio-fosfato, proporcionando autonomia de até 250 km em uma única carga, ideal para operações diárias eficientes. As baterias também têm uma vida útil longa, com garantia total de 8 anos, podendo ser utilizadas posteriormente em sistemas de armazenamento de energia por mais 10 anos. O processo de recarga completa dos ônibus elétricos leva aproximadamente 2 horas.
“A Cidade de Curitiba está dando um grande passo para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida de seus moradores ao iniciar a eletrificação de sua frota de transporte público”, afirmou Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD. “Os ônibus da BYD foram rigorosamente testados e aprovados, oferecendo o que há de mais moderno, sustentável e confortável para os cidadãos.”
Os testes realizados em Curitiba avaliaram diversos aspectos dos ônibus elétricos da BYD, incluindo desempenho operacional, autonomia da bateria, acessibilidade, conforto e eficiência energética. O modelo articulado D11B destacou-se pela economia de consumo e desempenho satisfatório, atendendo aos padrões estabelecidos pela gerenciadora local.
Em termos de eficiência energética, os ônibus elétricos da BYD lideraram entre os modelos testados. Além disso, os resultados dos testes também destacaram o bom desempenho dos pneus, com baixo desgaste durante a operação.
A BYD, reconhecida globalmente por sua inovação e compromisso com a sustentabilidade ambiental, está presente em todos os continentes, com mais de 90 mil ônibus elétricos em circulação em mais de 300 cidades ao redor do mundo. Cada ônibus elétrico da BYD contribui significativamente para a redução das emissões de CO2, evitando em média 118,7 toneladas por ano, equivalente ao plantio de 847 árvores.