N5X Lança Plataforma de Trading para o Mercado de Energia Brasileiro

Data:

Compartilhe:

Com início das operações em 20 de junho, nova bolsa de energia combina expertise internacional e infraestrutura local, prometendo elevar o mercado de trading de energia a um novo patamar

O mercado de energia brasileiro testemunha um marco histórico com o lançamento da N5X, uma plataforma de trading de energia inovadora que já conta com mais de 160 empresas registradas. Desenvolvida pela Nodal, uma empresa do Grupo EEX, em parceria com a L4, fundo independente com capital B3, a N5X promete transformar as negociações no mercado livre de energia, trazendo mais segurança, transparência e agilidade para as operações de compra e venda de energia com entrega física.

Dri Barbosa, CEO da N5X, destaca a importância deste lançamento: “O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X. Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente.”

Inovação e Segurança: A Nova Era do Trading de Energia

Atualmente, 71% do mercado de trading de energia brasileiro é dominado por negociações e formalizações bilaterais. A N5X introduz a Boleta N5X, um sistema projetado para acelerar e personalizar operações, oferecendo um ambiente seguro com contratos padrão precisos, aderentes às melhores práticas de mercado. Este sistema permite a digitalização do processo de formalização de contratos, o cadastro ilimitado de usuários e a integração com os principais sistemas ETRMs do mercado, sem custos adicionais.

Além da eficiência operacional, a N5X prioriza a estabilidade e a segurança das operações. “Os players do mercado pedem por uma plataforma estável. A N5X está sendo construída com as melhores práticas de arquitetura de dados e software para que seja escalável, resiliente e segura”, diz Dri Barbosa. A infraestrutura na nuvem garante flexibilidade e eficiência, permitindo a exploração de novas interfaces de negociação no futuro, como o RFQ (“Request for Quotation”).

Visão de Futuro e Expansão do Mercado

O lançamento da N5X é apenas o início de uma série de inovações planejadas. A plataforma visa integrar o mercado financeiro ao setor de energia, oferecendo derivativos e clearing, seguindo a evolução observada em mercados internacionais que passaram pelo processo de liberalização. “Temos muito espaço para avançar e não vamos parar por aí. A N5X e seus acionistas estão posicionados para evoluir o mercado de trading de energia para desenhos de mercado maduros”, afirma a executiva.

Quem Pode Usar a Plataforma N5X

Destinada a grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras habilitadas na CCEE, a N5X já atraiu empresas de peso como Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí Atacadista. Para utilizar a plataforma, as empresas devem se cadastrar, aceitar os termos de uso e a política de privacidade, e serem aprovadas com base nas informações fornecidas.

Condições Especiais de Lançamento

Em comemoração ao lançamento, a N5X oferece condições especiais de adesão para empresas que se cadastrarem até julho deste ano, com descontos regressivos de 50% a 25% na mensalidade de acesso e na taxa da Boleta até março de 2025. As empresas devem ter o cadastro aprovado dentro das datas da campanha para garantir os descontos.

spot_img

Artigos relacionados

Reindustrialização Verde Pode Atrair R$ 275 Bilhões em Investimentos Adicionais para Energia Renovável no...

Estudo da Envol Energy Consulting aponta potencial de crescimento acelerado na demanda elétrica, impulsionado pela transição energética e...

ANEEL e EPE firmam parceria estratégica para troca de conhecimento e inovação no setor...

Intercâmbio técnico entre as instituições impulsionará estudos em geopolítica energética, transição energética e regulação do setorEm uma cerimônia...

Huawei Digital Power lança inversores de 7,5kW e explica novas regras da ANEEL em...

Transmissão aborda a Resolução 1.098/2024, simplificando a homologação para sistemas residenciais e comerciais; evento acontece hoje às 16h...

WEG anuncia investimento de US$ 62 milhões para expansão de operações na China

Plano prevê aumento da capacidade produtiva em Rugao, com novo prédio de 30.000 m² e maior presença no...