Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento ressalta potencial de investimento em energias renováveis durante encontro com representantes do fundo Ontario Teache’s Pension Plan
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu um encontro nesta quarta-feira (22/05) com uma comitiva de investidores do Ontario Teache’s Pension Plan (OTPP) do Canadá, liderada pelo Embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis. O objetivo foi discutir oportunidades de investimento no Brasil, especialmente na área de transição energética. Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, destacou a segurança jurídica do Brasil no setor energético e apresentou os marcos legais recentes, como o Projeto de Lei do Combustível do Futuro e do Hidrogênio.
Thiago Barral enfatizou que as políticas públicas adotadas pelo Brasil, aliadas à estabilidade regulatória e ao potencial para energias limpas e renováveis, criam um ambiente propício para investimentos, especialmente em setores consolidados como transmissão e geração de energia. Ele ressaltou os leilões de transmissão de energia elétrica realizados em 2023 e 2024, que totalizaram R$56 bilhões em novos investimentos, incluindo a construção de mais de 17 mil quilômetros de novas linhas de transmissão e 13 subestações.
Além dos setores já consolidados, Barral apresentou aos investidores canadenses os projetos de lei que visam fomentar a produção de combustíveis sustentáveis, proporcionando mais segurança para investimentos nesse segmento. Os representantes do fundo OTPP expressaram interesse em diversificar seus investimentos no Brasil, destacando sua presença consolidada no setor de transmissão de energia no país. A reunião evidenciou a confiança dos investidores estrangeiros na solidez do setor energético brasileiro e nas oportunidades de crescimento oferecidas pelo país.