Quinta-feira, Abril 3, 2025
25.7 C
Rio de Janeiro

MME Destaca Avanços na Eficiência Energética em Workshop sobre Iluminação Indoor

Evento promovido pelo Inmetro no Rio de Janeiro reúne especialistas para discutir melhorias na eficiência energética de equipamentos de iluminação

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou do workshop “Avanço da Eficiência Energética no Setor de Iluminação”, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), nesta terça-feira (21/05), na sede da autarquia no Rio de Janeiro (RJ). Representantes do MME apresentaram ações do Governo Federal voltadas para a eficiência energética de equipamentos e edificações, destacando a importância dessa medida para a transição energética no Brasil.

Alexandra Maciel, coordenadora de projetos em eficiência energética do MME, abriu o evento apresentando resultados de estudos realizados pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Programa Colaborativo de Etiquetagem e Padrões de Equipamentos (Clasp). Esses estudos serão fundamentais para a elaboração da Análise de Impacto Regulatório (AIR) para a iluminação interna.

Durante sua apresentação, Alexandra destacou que o Brasil depende quase totalmente da importação de produtos de iluminação, especialmente lâmpadas LED da China, que muitas vezes possuem baixa eficiência. Ela apontou que, embora o Brasil não fabrique esses produtos, a regulamentação de índices mínimos de eficiência energética não requereria adaptações complexas nos processos produtivos locais, pois produtos mais eficientes já estão amplamente disponíveis no mercado global.

Um estudo apresentado no evento revelou que não existe uma correlação direta entre a eficiência energética e o custo das lâmpadas LED. Assim, a implementação de índices mínimos de eficiência energética pelo Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) poderá reduzir os custos para os consumidores ao longo da vida útil dos produtos sem aumentar significativamente o preço inicial.

O workshop também teve como objetivo discutir os avanços do Inmetro no estudo de impacto regulatório, que será a base para a revisão das etiquetas de eficiência energética, e as iniciativas do MME para revisar os índices mínimos de eficiência.

No painel de discussão das alternativas regulatórias propostas pelo Inmetro, Gustavo Masili, diretor de Informações, Estudos e Eficiência Energética do MME, ressaltou que a eficiência energética é crucial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, representando quase metade das metas de redução até 2030. Masili destacou a recente publicação de uma agenda regulatória pelo MME, que define os equipamentos e estruturas para os padrões mínimos de eficiência energética nos próximos três anos, com foco especial na iluminação doméstica.

O workshop continua nesta quarta-feira (22/05), abordando o tema da eficiência energética na iluminação pública, ampliando o debate para outros setores críticos.

Destaques

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos no setor de carvão

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Geração de Belo Monte Impede a Emissão de 5,3 Milhões de Toneladas de CO₂ em 2025

Com energia limpa e renovável, hidrelétrica diminui dependência de...

Impasse ameaça megaprojeto de hidrogênio verde no Brasil

Negativa do ONS para conexão à rede elétrica pode...

Auren Energia e Minasligas Firmam Acordo Estratégico de Autoprodução de Energia Solar até 2040

Parceria assegura o fornecimento de energia limpa e contribui...

Últimas Notícias

A explosão da inteligência artificial e o impacto no consumo de...

Estudo prevê que data centers de IA responderão por...

O Papel da Inovação Energética: Avanços Tecnológicos e Desafios para o...

Relatório da IEA revela crescimento desigual nos investimentos em...

MME apresenta Relatório de Gestão 2024 com avanços na energia e...

Documento detalha ações estratégicas e reforça compromisso com sustentabilidade,...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Energia renovável impulsiona reconstrução do Rio Grande do Sul e fortalece...

Fórum GD Sul e Energy Storage Brasil demonstram resiliência...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos...

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Artigos Relacionados

Categorias Populares