Empresa consolida posição no mercado japonês de armazenamento de energia com conquista significativa
A Canadian Solar anunciou hoje sua vitória em três projetos de sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESS) no primeiro Leilão de Fontes de Energia para Descarbonização de Longo Prazo (LTDA) do Japão. Os projetos totalizam 193 MW, representando 13,3% do total de projetos de armazenamento de energia concedidos no leilão.
A empresa celebrará Contratos de Reserva de Capacidade (CRA) com a Organização para Coordenação Transregional de Operadores de Transmissão (OCTO). Esses projetos fornecerão capacidade por 20 anos, em troca de Pagamentos de Reserva de Capacidade para compensar os custos fixos do sistema de armazenamento.
Os três projetos serão localizados nas províncias de Aomori, Fukushima e Yamaguchi e devem iniciar operações comerciais entre 2027 e 2028. Eles contarão com o recém-lançado sistema SolBank 3.0 da e-STORAGE, uma subsidiária da CSI Solar Co., Ltd.
Dr. Shawn Qu, presidente e CEO da Canadian Solar, comentou: “Nossa notável conquista no leilão inaugural do LTDA do Japão destaca nossa forte posição no mercado de armazenamento de energia no país. Desde o lançamento de nossas operações fotovoltaicas em 2009, estivemos na vanguarda da indústria. Agora, também nos consolidamos no mercado de armazenamento de energia.”
Ele acrescentou: “Com o apoio do LTDA e a crescente demanda de compradores corporativos, prevemos um crescimento contínuo no Japão. Continuamos comprometidos com o avanço dos projetos BESS e PV, apoiando o objetivo do Japão de alcançar a neutralidade carbônica até 2050.”