Eletrobras Chesf reduz vazão na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança devido à diminuição das chuvas

Data:

Compartilhe:

Medida visa ajustar defluência em resposta às condições hidrológicas na Bacia do Parnaíba

A Eletrobras Chesf anunciou a redução da vazão de saída na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, em razão da diminuição das chuvas na Bacia do Parnaíba, no estado do Piauí. A partir de agora, a vazão será reduzida de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 400 m³/s, permanecendo nesse patamar até uma nova reavaliação.

O período chuvoso na Bacia do Rio Parnaíba ainda está em curso e se estenderá até o final de abril. Apesar disso, o Reservatório de Boa Esperança mantém um armazenamento significativo, atingindo 92,22% de seu volume útil, com uma vazão de chegada (afluência) de 610 m³/s.

A Eletrobras Chesf ressalta a importância de evitar a ocupação de áreas localizadas nas planícies de inundação do rio. Além disso, informa que a situação hidrológica está sendo monitorada de forma contínua e que poderá haver ajustes nas vazões conforme a evolução das chuvas e vazões na região.

Para manter o público informado sobre a programação de defluências da Usina de Boa Esperança, a empresa disponibiliza um serviço de mensagens SMS. Os interessados em receber essas informações devem se cadastrar enviando a palavra “BOA” para o número 27569.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...