Projeto Camino Solar irá fornecer energia limpa para milhares de residências e fortalecer a economia local
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária Avangrid, deu início à construção do projeto Camino Solar, sua primeira usina fotovoltaica na Califórnia, marcando um passo significativo na transição energética dos Estados Unidos. Com 105.000 painéis solares e capacidade de 57 MW, a instalação fornecerá energia limpa e livre de emissões para aproximadamente 14.000 residências, promovendo a sustentabilidade e reduzindo a dependência de fontes de energia convencionais.
Pedro Azagra, CEO da Avangrid, destacou: “Essa primeira instalação fotovoltaica se junta aos seis parques eólicos que já estão fornecendo energia limpa no estado da Califórnia. Esse é outro exemplo do compromisso da Iberdrola com o desenvolvimento de projetos que criam empregos, apoiam as comunidades locais e aceleram a transição para uma economia descarbonizada.”
Além de contribuir para a transição energética, o projeto Camino Solar impulsionará a economia local, criando mais de 100 empregos durante a fase de construção, além de vários cargos permanentes após a conclusão. Sua localização estratégica, próxima ao parque eólico Manzana da Iberdrola, proporciona uma sinergia eficiente entre diferentes fontes de energia renovável.
A Iberdrola é uma das principais operadoras de energia renovável nos Estados Unidos, com 8.800 MW de capacidade instalada livre de emissões, atendendo a uma população de 7 milhões de pessoas em 25 estados. Os Estados Unidos são um foco central dos investimentos da empresa, com planos de destinar 35% do investimento total de 41.000 milhões de euros para o país até 2026.
Além da energia solar, a Iberdrola está liderando o desenvolvimento de energia eólica offshore nos Estados Unidos. Projetos como o parque Vineyard Wind I, atualmente em construção, e propostas para novos parques eólicos offshore em Massachusetts-Rhode Island-Connecticut, demonstram o compromisso da empresa com a expansão das energias renováveis e a construção de um futuro mais sustentável e resiliente.