A respeito de informações que circulam em mensagens de WhatsApp, o ONS esclarece
A respeito de informações que circulam em mensagens de WhatsApp e que levam à desinformação, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclarece:
No dia 28 de março, às 15h, ocorreu uma falha de comunicação em um dos sistemas do Operador, levando à indisponibilidade parcial de dados de supervisão para o Centro Sudeste, do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os procedimentos e sistemas de contingência foram acionados e já estavam em funcionamento perfeito as 01:33 do dia 29/03, sem qualquer impacto no suprimento de energia para a sociedade. O retorno completo do sistema principal se deu às 17h08, do dia 29/03.
Como acontece em ocorrências do tipo, o ONS atuou prontamente e a supervisão foi reestabelecida. A competência técnica dos profissionais e a pronta atuação dos mesmos, permitiu que a falha não causasse reflexos para o perfeito funcionamento do SIN e do atendimento à sociedade.
Por fim, o Operador reforça que tomará as medidas cabíveis e irá apurar a origem da notícia que, além de equivocada, presta um desserviço à sociedade brasileira.