Participação do ministro na CERAWeek ressalta papel estratégico do país na promoção da economia verde e integração regional
Durante sua participação no Fórum da América Latina na CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a liderança do Brasil na promoção da transição energética e na integração regional rumo à economia verde. Silveira destacou o compromisso do Brasil em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e em ampliar a cooperação entre os países do Sul Global.
“Reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia é um compromisso global, urgente e inevitável, e o Brasil tem feito a sua parte”, afirmou o ministro, ressaltando também o esforço conjunto para combater a pobreza energética na região.
Silveira enfatizou que a energia será um ponto de convergência entre os países do Sul Global e destacou a liderança do presidente Lula e do Brasil nesse processo. Ele reforçou a importância de criar mecanismos efetivos para valorar os produtos verdes e promover a transição energética como um fator de desenvolvimento econômico e social.
O ministro ressaltou que a América do Sul está em posição de vanguarda para a transição energética, com vastos recursos energéticos e minerais capazes de impulsionar importantes mercados globais. Ele enfatizou a necessidade de criar modelos regulatórios sólidos para ampliar as oportunidades de desenvolvimento desse novo mercado na região.
Durante o painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, Silveira anunciou a intenção de incluir baterias no leilão de reserva de capacidade ainda este ano, como parte dos esforços do Brasil para promover a transição energética. Ele também destacou os investimentos em linhas de transmissão, políticas de descarbonização e projetos de energia limpa, como o Combustível do Futuro.
O mediador do painel, Carlos Pascual, elogiou o compromisso do Brasil com a transição energética e sua liderança no G20, ressaltando o papel fundamental do país na promoção da sustentabilidade e na integração regional.
A participação de Alexandre Silveira na CERAWeek reafirma o compromisso do Brasil em liderar a transição energética global e promover uma economia verde, destacando o país como um exemplo a ser seguido na busca por soluções sustentáveis e inclusivas.