Primeira produtora de aço do Brasil a adotar tecnologia verde em transporte, evitando emissões de CO2 e promovendo a inovação sustentável.
A ArcelorMittal, uma das principais produtoras de aço do Brasil, marcou um importante avanço rumo à sustentabilidade ao se tornar a primeira empresa do setor a testar um caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas em rotas de curta e média distância. O projeto, realizado pela unidade Vega da ArcelorMittal em São Francisco do Sul (SC), percorreu 488 quilômetros, incluindo trechos de serra, e evitou a emissão de 1,5 tonelada de CO2.
A iniciativa, viabilizada em parceria com o Programa Logística Verde Brasil (PLVB) do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), reforça o compromisso da ArcelorMittal com a sustentabilidade e a inovação. Em 2023, a empresa se tornou a primeira produtora de aço a ingressar no PLVB, recebendo o certificado por suas operações sustentáveis.
Eduardo Raya, Diretor de Planejamento e Logística da ArcelorMittal, destaca a estratégia de descarbonização da empresa, que visa tornar seus processos cada vez mais sustentáveis: “Esta é mais uma iniciativa que integra as diversas ações mapeadas pela empresa para promover diferenciais no atendimento aos clientes, alinhados ao nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”.
O teste revelou que o caminhão elétrico apresenta as mesmas condições de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação que os veículos a diesel. Marcelo Campos, Gerente de Logística da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, enfatiza o compromisso com a descarbonização e a busca por alternativas sustentáveis: “O próximo passo é avaliar alternativas e rotas, junto com as transportadoras parceiras, para iniciar a substituição dos veículos a diesel por elétricos”.
O caminhão utilizado no teste foi um veículo a diesel convertido para elétrico, adaptado para as necessidades da operação. A empresa realizou diversos procedimentos de segurança para garantir a realização do teste dentro dos padrões de segurança, demonstrando seu compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental.