ONS Preconiza Crescimento de 5,5% na Carga do SIN em Fevereiro

Data:

Compartilhe:

Previsões do Programa Mensal de Operação indicam crescimento da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) e subsistemas, com destaque para desafios na operação durante horários de pico.

O Programa Mensal de Operação (PMO), em seu boletim para a semana operativa entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro, prevê um crescimento de 5,5% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) em fevereiro. Os números, comparados com o mesmo período de 2023, indicam aumento em todos os subsistemas: Nordeste (8,2%), Sudeste/Centro-Oeste (4,5%), Norte (14,5%), e Sul (2%).

Apesar das previsões otimistas, o ONS destaca que a demanda é menor do que inicialmente prevista para janeiro. O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, ressalta que, embora exista energia armazenada nas bacias hidrográficas, o atendimento nos horários de pico representa um desafio, podendo exigir o acionamento do despacho térmico adicional.

As perspectivas para a Energia Natural Afluente (ENA) também indicam elevação, mas permanecem abaixo da média em todos os subsistemas. O subsistema Norte é o destaque, atingindo 102% da Média de Longo Termo (MLT), enquanto os demais subsistemas variam entre 61% e 77% da MLT.

O nível de Energia Armazenada (EAR) deverá encerrar fevereiro com patamares superiores a 60% em quase todos os subsistemas. O Norte lidera com 95,2%, seguido por Sudeste/Centro-Oeste (68,2%), Nordeste (63%) e Sul (46,2%).

O Custo Marginal de Operação (CMO) permanece em zero em todos os subsistemas, mantendo uma tendência observada ao longo de 2023 e janeiro de 2024.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...