Quinta-feira, Abril 24, 2025
25.9 C
Rio de Janeiro

Brasil reforça laços com gigante chinesa de energia para modernizar sistema elétrico nacional

Durante visita à State Grid Corporation, na China, ministro Alexandre Silveira destaca importância de tecnologias avançadas e parcerias estratégicas para ampliar e estabilizar a infraestrutura energética brasileira

Em mais um passo na consolidação de parcerias estratégicas internacionais, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou nesta quarta-feira (23/04) as instalações da State Grid Corporation da China (SGCC), uma das maiores empresas do setor elétrico no mundo. O encontro marcou uma nova etapa no aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países no segmento de energia, com foco especial em tecnologias avançadas, sustentabilidade e expansão da malha de transmissão no Brasil.

Durante a visita técnica, Silveira teve a oportunidade de conhecer, de perto, o funcionamento do sistema elétrico chinês em toda a sua cadeia — da geração à transmissão e distribuição de energia. O destaque ficou por conta do uso intensivo de tecnologias de última geração e da eficiência dos modelos de gestão que garantem estabilidade e robustez à rede elétrica da China, país que abriga uma das matrizes energéticas mais complexas e dinâmicas do planeta.

“Aprofundar o conhecimento técnico sobre os modelos internacionais bem-sucedidos é fundamental para o intercâmbio de experiências que possam contribuir com a expansão e modernização da infraestrutura energética do nosso país”, afirmou o ministro. “Queremos fortalecer a integração da matriz brasileira com base em tecnologia de ponta e sustentabilidade”, completou.

Parceria consolidada com o Brasil

A visita à sede da SGCC não representa apenas um gesto diplomático. A State Grid Brazil Holding (SGBH), subsidiária da empresa chinesa no Brasil, atua no país desde 2010 e já se consolidou como um dos principais agentes do setor de transmissão elétrica brasileiro. Com cerca de 16 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 29 mil torres instaladas em 13 estados, a companhia é responsável por projetos que totalizam mais de R$ 28 bilhões em investimentos.

Essas estruturas são fundamentais para o escoamento da energia gerada por fontes renováveis, como usinas hidrelétricas e parques eólicos, desde regiões produtoras até os centros consumidores. A atuação da State Grid no Brasil vem contribuindo diretamente para a segurança do suprimento energético e para o processo de transição energética, pautado pela descarbonização e pela eficiência operacional.

Integração energética e segurança nacional

Em um cenário global marcado por mudanças climáticas e aumento da demanda por energia limpa, a ampliação e modernização da infraestrutura de transmissão torna-se uma prioridade estratégica. A atuação da SGBH, segundo o MME, está alinhada com os objetivos do governo brasileiro de garantir segurança energética com sustentabilidade, além de atrair capital estrangeiro para setores estruturantes da economia.

Ao conhecer os centros de controle e os modelos operacionais da SGCC na China, Silveira buscou identificar soluções tecnológicas que possam ser replicadas ou adaptadas ao contexto brasileiro. O ministro também destacou a importância do diálogo permanente com parceiros internacionais para o aprimoramento da regulação e da governança no setor elétrico.

Papel da China no setor energético global

A China é atualmente líder mundial em investimentos em energia renovável e em tecnologias de redes inteligentes (smart grids), além de ser referência no desenvolvimento de soluções em armazenamento energético e infraestrutura de alta tensão em corrente contínua (HVDC). A SGCC, como estatal estratégica, tem papel central no plano energético chinês e tem ampliado sua presença internacional, com foco em mercados emergentes.

A aproximação do Brasil com a SGCC reflete não apenas interesses comerciais, mas também a busca por soluções que combinem escala, inovação e sustentabilidade, elementos cruciais para o futuro da matriz elétrica nacional.

Destaques

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar NX Horizon-XTR™

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Brasil avança na segurança energética com novas importações de gás natural da Argentina

Operações viabilizadas pelo programa Gás para Empregar reforçam integração...

Geração Distribuída deve manter ritmo acelerado de crescimento em 2025, segundo ABGD

Com mais de 38 GW de potência instalada, o...

Últimas Notícias

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar...

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Startup baiana capta R$ 7,5 milhões para fortalecer resiliência climática nos...

Com soluções baseadas em inteligência artificial e ciência de...

Setor elétrico lidera crescimento do consumo de alumínio e movimenta indústria...

Demanda cresceu 21% em 2024, impulsionada por projetos de...

GEOMIT e CMAA firmam parceria estratégica para produção de biometano a...

Projeto Vale do Tijuco marca o início de uma...

Comitê de Governança Específica é tema de nova consulta pública aberta...

Novo Comitê de Governança Específica terá papel estratégico na...

Brasil amplia presença global em energia limpa com participação estratégica da...

Evento Hintco Roadshow em São Paulo conecta mercado brasileiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares