Domingo, Maio 18, 2025
25.5 C
Rio de Janeiro

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos 15 anos

A V.Tal, empresa de infraestrutura digital que lidera o mercado brasileiro de conectividade, anunciou nesta quinta-feira (21) acordos estratégicos com a Atlas Renewable Energy e a Atiaia Renováveis para autoprodução de energia elétrica. A parceria inclui dez usinas solares localizadas nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, destinadas a atender o consumo energético dos prédios corporativos da V.Tal e dos data centers da Tecto, sua subsidiária no segmento digital.

O projeto é parte do plano de expansão ambicioso da empresa, que prevê investimentos de 1 bilhão de dólares para consolidar a Tecto como referência em infraestrutura digital. As usinas solares somam uma capacidade de 947 gigawatts-hora (GWh) anuais, com previsão de evitar a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) entre 2026 e 2041, segundo comunicado oficial da V.Tal.

Com uma rede terrestre de fibra ótica que ultrapassa 450 mil quilômetros e 26 mil quilômetros de cabos submarinos, a V.Tal desempenha um papel fundamental no setor de conectividade no Brasil. Criada em 2021 após a compra da unidade de fibra ótica da Oi, a empresa é controlada por fundos do BTG Pactual, GIC (fundo soberano de Cingapura) e CPP Investments (fundo de pensão canadense).

Essa nova parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis alinha-se ao compromisso da V.Tal com a sustentabilidade. Além de garantir energia limpa para seus data centers em Rio de Janeiro e Fortaleza, o acordo sinaliza um movimento estratégico para mitigar riscos de fornecimento energético e reduzir custos operacionais, em um contexto de aumento da demanda por conectividade e digitalização.

Impacto ambiental e econômico

A energia gerada pelas usinas solares fornecerá uma solução sustentável para o crescente consumo de data centers, que desempenham um papel essencial no armazenamento e processamento de dados em escala global. A autoprodução permitirá à V.Tal otimizar sua operação e contribuir diretamente para a descarbonização do setor digital, tradicionalmente conhecido pelo alto consumo energético.

“Nosso objetivo é oferecer soluções sustentáveis para a infraestrutura digital do futuro, garantindo alta eficiência e redução do impacto ambiental,” declarou a V.Tal em nota oficial.

Os 947 GWh anuais de capacidade gerada pelas usinas solares não apenas apoiarão a expansão da Tecto, mas também posicionarão a V.Tal como líder na integração de sustentabilidade com tecnologia.

Atlas e Atiaia: parceiras estratégicas

A Atlas Renewable Energy, uma das principais desenvolvedoras de projetos solares na América Latina, já havia indicado anteriormente sua intenção de diversificar seu portfólio de clientes e fortalecer sua presença no setor de data centers. Este novo acordo marca um avanço significativo nesse objetivo.

A Atiaia Renováveis, por sua vez, traz expertise consolidada em energia renovável no Brasil, colaborando para o desenvolvimento de projetos que aliam inovação e sustentabilidade.

A adoção de energia solar por empresas de tecnologia reflete uma tendência global, onde empresas buscam não apenas atender às crescentes demandas de consumo, mas também alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares