Fusões e Aquisições no Setor de Energia Crescem 45% em 2024 e Refletem Aquecimento do Mercado

Data:

Compartilhe:

Com 51 transações em nove meses, setor de energia elétrica se destaca em cenário de mudanças climáticas e busca por competitividade

O setor de energia elétrica no Brasil experimentou um aumento expressivo em operações de fusões e aquisições (F&A) nos primeiros nove meses de 2024. Segundo uma pesquisa da KPMG, 51 transações foram concretizadas até setembro deste ano, um crescimento de mais de 45% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram finalizadas 35 operações. Esse aumento significativo destaca o setor elétrico em um contexto de transição energética e adaptação às mudanças climáticas, além de representar um crescimento no apetite dos investidores por negócios que favoreçam a sustentabilidade e a eficiência energética.

A pesquisa, que analisa 43 setores da economia brasileira, revelou que o aumento nas transações está sendo impulsionado, em grande parte, pelo mercado doméstico. Das 51 operações registradas até setembro de 2024, 37 ocorreram entre empresas brasileiras. Outras 14 transações envolveram participação estrangeira, o que demonstra um interesse crescente de empresas internacionais em investir no setor elétrico brasileiro.

Participação Estrangeira no Setor Elétrico

Entre as transações com participação de capital estrangeiro, houve nove operações em que empresas de fora do país adquiriram negócios estabelecidos no Brasil (transações classificadas como CB1). Além disso, quatro transações (CB3) envolveram empresas brasileiras comprando de estrangeiros ativos no mercado nacional, e uma transação (CB4) foi realizada entre empresas estrangeiras, adquirindo uma operação estabelecida no Brasil. Esses dados mostram um movimento estratégico de empresas internacionais e brasileiras que buscam expandir suas operações no mercado de energia elétrica, seja por meio de aquisição de empresas locais ou de parcerias internacionais.

Para Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG, o cenário de fusões e aquisições no setor de energia elétrica reflete uma busca por competitividade e eficiência. “A pesquisa apontou que a indústria de energia elétrica se manteve aquecida no mercado interno com um aumento considerável de transações fechadas no período. Os investidores procuraram formas de se manter competitivos e buscar parcerias, principalmente, em um ambiente de mudança climática”, explicou Coimbra.

Análise do Crescimento no Contexto Geral de Fusões e Aquisições no Brasil

A pesquisa também revelou o desempenho de outros setores no Brasil. No total, foram registradas 1.196 operações de fusões e aquisições no país até setembro de 2024, um aumento de 5% em comparação aos mesmos meses de 2023, que contabilizou 1.142 transações. O mercado de tecnologia da informação lidera o ranking com 355 transações, seguido pelas empresas de internet com 199 negócios e as instituições financeiras com 68 operações concretizadas.

Esse crescimento no mercado de F&A reflete um cenário de estabilidade e confiança por parte dos investidores em setores estratégicos e dinâmicos, como o de tecnologia, que teve mais de 65% das suas transações impulsionadas por fundos de capital de risco e private equity. Esse movimento reforça o interesse crescente em empresas inovadoras, especialmente aquelas que oferecem soluções digitais, serviços de internet e produtos tecnológicos.

Além de tecnologia e internet, o setor de energia elétrica se posiciona como um dos destaques no mercado de F&A. A busca por empresas que promovam a sustentabilidade e adaptem suas operações à eficiência energética ganha força em um cenário de transição energética global. Esse movimento é favorecido por um ambiente regulatório que incentiva o desenvolvimento de energias renováveis e pela crescente demanda de investidores que buscam negócios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fusões e Aquisições: Tipos de Transações no Setor Elétrico

Abaixo, um resumo dos tipos de transações de fusões e aquisições no setor elétrico até setembro de 2024:

AnoTransações DomésticasCB1CB2CB3CB4CB5Total
2024379041051
2023268000135

Essa tabela mostra como a participação de investidores estrangeiros variou entre 2023 e 2024. Aumento em transações domésticas e uma diversificação nas operações com capital internacional foram características importantes do cenário atual, indicando uma maior atratividade do setor energético brasileiro para investidores globais.

Perspectivas para o Setor Elétrico

O aumento nas fusões e aquisições do setor elétrico reflete não apenas o interesse em um mercado dinâmico e com grande potencial de crescimento, mas também uma estratégia das empresas para enfrentar os desafios de sustentabilidade e competitividade. O Brasil, como um dos maiores mercados de energia elétrica da América Latina, oferece oportunidades tanto para empresas locais quanto para investidores internacionais interessados em expandir suas operações em um ambiente cada vez mais pautado por políticas de eficiência energética.

Com o cenário de mudanças climáticas e a pressão por uma transição energética mais sustentável, é provável que o setor continue atraindo investidores interessados em soluções que ofereçam eficiência e adaptação às novas demandas ambientais. Além disso, a busca por parcerias estratégicas entre empresas locais e internacionais aponta para um futuro de expansão e inovação.

spot_img

Artigos relacionados

Nova Agência Virtual da Neoenergia Elektro Promete Atendimento 24h com Mais Facilidade e Agilidade...

Plataforma oferece serviços personalizados, com pagamento por PIX, acompanhamento de solicitações e opção de fatura digital, atendendo 3...

ONS Abre Caminho para Ofertas Flexíveis de Usinas Termelétricas no Horário de Pico

A partir de 21 de novembro, o ONS passa a receber ofertas de usinas térmicas conforme nova rotina...

ANEEL Aprova Redução Tarifária para Consumidores da DMED em Minas Gerais: Contas de Luz...

A partir de 22 de novembro, mais de 87 mil unidades consumidoras em Poços de Caldas e região...

ANEEL Aprova Reajuste de 4,23% nas Tarifas da CEEE Equatorial: Novos Valores Começam em...

Consumidores residenciais da CEEE Equatorial terão aumento de 4,23% na tarifa, enquanto o efeito médio para os consumidores...