Alexandre Ramos, presidente do Conselho da CCEE, é eleito Personalidade do Ano no EVEx Lisboa 2024

Data:

Compartilhe:

Executivo é reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento do mercado de energia na América Latina e pela promoção da transição energética

Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi agraciado com o prêmio de Personalidade do Ano na América Latina durante a 5ª edição do EVEx, em Lisboa, nesta terça-feira (08). A premiação é um reconhecimento de sua liderança e dos avanços promovidos pela CCEE, especialmente na abertura do mercado livre de energia no Brasil, implementada em janeiro de 2024, além de suas contribuições para uma transição energética justa e acessível em toda a região.

Em seu discurso, Ramos destacou a importância do trabalho coletivo para alcançar resultados que beneficiem toda a cadeia do setor energético. “Este troféu é resultado do trabalho incansável da CCEE e de seus colaboradores em prol de um suprimento de energia eficiente, seguro e descomplicado para o consumidor. A Câmara tem entregado toda a sua excelência para transformar o mercado de energia, sempre com um olhar apurado para as necessidades das empresas e das pessoas que, na ponta, usam a eletricidade que passa pela organização”, comemorou o executivo.

O evento também homenageou outras personalidades de destaque no cenário energético. A Ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, foi laureada com o título de Personalidade do Ano na Península Ibérica. Durante o painel de abertura, Carvalho abordou os esforços de Portugal e Espanha para avançar na descarbonização, especialmente no setor elétrico, com a expansão das energias renováveis, e em segmentos como a indústria e a mobilidade, promovendo incentivos à adoção de veículos elétricos.

O painel também contou com a participação de líderes do setor, como Nelson Lage, presidente da Agência para a Energia (ADENE), Vitor Santos, professor catedrático do Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), e Maria João Rolim, sócia da Rolim Goulart Cardoso Advogados. A moderação ficou a cargo de Alice Khouri, membro do Conselho Operacional do Centro de Finanças Sustentáveis da Católica Lisbon.

CCEE promove integração entre mercados energéticos

Além de receber o prêmio, a CCEE marcou presença no EVEx Lisboa 2024 com o objetivo de estreitar a integração entre os mercados energéticos da América Latina e da Península Ibérica. O evento, que já se consolidou como uma plataforma de diálogo entre especialistas globais do setor, é uma oportunidade para compartilhar experiências e boas práticas.

Nesta quarta-feira (09), a vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Gerusa Côrtes, participará do painel “Mercado Livre de Energia: o consumidor no centro da transição energética”. A pauta reflete o compromisso da CCEE com a ampliação do mercado livre no Brasil, colocando o consumidor como peça-chave no processo de transição para um sistema energético mais sustentável e eficiente.

Sobre o EVEx

O EVEx – Energy Virtual Experience foi criado em 2020 com o propósito de reunir especialistas, empresas e organizações do setor energético em um ambiente de intercâmbio técnico e executivo. Em sua quinta edição, o evento adotou um formato híbrido, com etapas presenciais em Natal (RN), Lisboa (Portugal) e um evento online. A CCEE, além de ser apoiadora institucional do EVEx, participou da missão técnica e executiva organizada em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV) e a Agência Eixos, promovendo uma imersão dos participantes no ecossistema energético da Península Ibérica.

spot_img

Artigos relacionados

Auren Energia Finaliza Leilão de Ações Remanescentes e Anuncia Distribuição de R$ 661 Mil...

Processo integra a conclusão da fusão com AES Brasil; pagamentos serão realizados até 28 de novembro de 2024A...

MME Orienta Aneel a Usar Bônus de Itaipu para Reduzir Contas de Luz e...

Medida pode aliviar tarifas em dezembro e contribuir para que o IPCA feche o ano dentro da metaO...

UHE Tucuruí: 40 Anos de Energia que Impulsiona o Brasil

Marco da engenharia nacional, hidrelétrica reafirma sua importância no abastecimento energético e no desenvolvimento regionalHoje, a Usina Hidrelétrica...

Toffoli Defende Prescrição de 10 Anos para Restituição de Tributos a Consumidores de Energia

STF avança no julgamento sobre devolução de R$ 62 bilhões do setor elétrico; decisão final deve sair até...