Com um plano abrangente de prevenção e monitoramento, as distribuidoras da Neoenergia reforçam suas operações em quatro estados e no DF para assegurar eleições sem interrupções no fornecimento de energia.
No dia 6 de outubro de 2024, quase 160 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas em uma das maiores eleições do mundo, escolhendo prefeitos e vereadores em todos os municípios do país. Para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e sem falhas no fornecimento de energia, a Neoenergia está implementando o seu Plano Eleições 2024. Apresentado aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas áreas de concessão de quatro de suas distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE) – o plano abrange ações preventivas, reforço operacional e monitoramento em tempo real de 6.488 locais de votação distribuídos nesses estados.
A Neoenergia também terá uma operação especial no Distrito Federal, mesmo onde não há eleições municipais, para garantir o fornecimento de energia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e às unidades de justificativa de voto, por meio da Neoenergia Brasília.
Plano Estratégico de Monitoramento e Prevenção
A Neoenergia é responsável pelo fornecimento de energia em 996 cidades das regiões abrangidas pelas suas distribuidoras, que correspondem a 18% do total de municípios brasileiros com eleições programadas para outubro de 2024. O objetivo do Plano Eleições 2024 é evitar falhas e garantir a continuidade no fornecimento de energia em locais essenciais para o processo eleitoral, como postos de votação e centrais de apuração.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a inspeção e manutenção de mais de 122 mil quilômetros de redes elétricas de baixa, média e alta tensão nas áreas de concessão, garantindo que estejam preparadas para atender a demanda. Além disso, foram realizadas mais de 300 mil podas preventivas de árvores e vegetações próximas às redes, minimizando o risco de interrupções devido à queda de galhos. Para reforçar ainda mais a infraestrutura, 385 quilômetros de novas redes foram construídos no Rio Grande do Norte e aproximadamente 12 mil novos postes foram instalados nas áreas de concessão, garantindo que o sistema esteja preparado para qualquer eventualidade durante o pleito.
Reforço Operacional e Suspensão de Desligamentos
Durante o período de votação, a Neoenergia irá aumentar o contingente de equipes nas ruas e nos Centros de Operação Integrada (COIs), com um aumento de até 30% no efetivo. Além disso, todos os desligamentos programados para manutenção de redes elétricas serão suspensos, para garantir que não haja interrupções no fornecimento de energia durante a votação. Equipes extras estarão em alerta, prontas para realizar serviços complexos com a rede energizada, sem a necessidade de cortes no fornecimento.
O diretor de operações da Neoenergia destacou a importância do monitoramento em tempo real das redes de distribuição. “Estamos preparados para atuar em qualquer eventualidade, garantindo que as eleições ocorram sem interferências causadas por falhas no fornecimento de energia”, afirmou. Com essa estrutura robusta, a Neoenergia pretende minimizar o impacto de possíveis problemas e garantir que todas as operações de apuração e transmissão de votos ocorram sem interrupções.
Atuação no Distrito Federal e Prevenção em Áreas Críticas
Mesmo sem eleições municipais no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília também está preparada para garantir a segurança do fornecimento de energia em locais críticos. A distribuidora já realizou vistorias completas nas instalações elétricas do TSE e nos pontos onde eleitores poderão justificar o voto. No dia 6 de outubro, a Neoenergia Brasília operará em regime especial de plantão, com equipes dedicadas para atender a qualquer emergência e assegurar que as atividades do tribunal não sejam interrompidas.
Compromisso com a Segurança do Processo Eleitoral
Com essa estratégia robusta e detalhada, a Neoenergia busca evitar que qualquer falha no fornecimento de energia comprometa o andamento das eleições, permitindo que o processo democrático ocorra sem interrupções e que os resultados cheguem aos eleitores dentro do previsto. “Sabemos da importância da energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos de votação e apuração, por isso estamos tomando todas as medidas preventivas necessárias para garantir um pleito tranquilo”, ressaltou o diretor de operações da companhia.
A empresa também reforçou que essa mobilização é parte de um esforço contínuo para oferecer um serviço de qualidade, principalmente em momentos decisivos como as eleições. O plano de contingência conta com a tecnologia de monitoramento em tempo real das redes elétricas, aumentando a agilidade das respostas a possíveis falhas e garantindo maior segurança para os eleitores e para o processo eleitoral como um todo.