Arval lança guia gratuito para condutores de carros elétricos

Data:

Compartilhe:


Objetivo é ensinar a prologar a vida útil da bateria do VE, além de outras importantes dicas para o dia a dia. Com ele, a Arval reforça o seu papel de disseminar informações sobre a jornada de transição energética para condutores e para as empresas

O mercado de carros elétricos e eletrificados vem ganhando tração nos últimos anos. Dados do Barômetro de Frotas e Mobilidade do Arval Mobility Observatory, recém-divulgados, mostram que 10% das empresas brasileiras já estão usando tecnologias de energia alternativas nas suas frotas. As soluções variam entre veículos PHEV (híbrido recarregável plug-in), HEV (rodam com motor à combustão, mas possuem bateria sem plug-in) e 100% BEV (possuem bateria recarregável na tomada).

Ainda segundo o Barômetro de Frotas e Mobilidade Arval 2024, não há diferença entre as modalidades de energia alternativa para os carros de passageiros. O cenário é melhor em relação aos veículos comerciais leves (LCVs): 1 em 5 companhias brasileiras já usam ou pretendem usar veículos 100% BEV e/ou Fuel Cell (movidos a hidrogênio) nos próximos três anos.

Em termos gerais de mercado, os veículos elétricos ou eletrificados estão ganhando a confiança dos brasileiros. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) os chamados VE representaram 1% das vendas de carros em 2023, com 19.310 unidades vendidas. Para 2024, é esperada a comercialização de 24.100 unidades, com margem de 1,04% entre todos os veículos vendidos no país.

Diante desse cenário, a Arval, empresa especialista em soluções de mobilidade do Grupo BNP Paribas, lançou o Guia para Condutores de Carros Elétricos. Escrito em linguagem acessível e com design atraente, o Guia se propõe a ajudar na condução e carregamento do VE, para uma melhor experiência.

O Guia a Arval reforça o seu papel de disseminar informações sobre a jornada de transição energética para condutores e para as empresas.

“Como empresa especialista em soluções de mobilidade sustentável, é nosso dever explorar todas as alternativas para impulsionar novas formas de locomoção, entre as quais o VE se destaca. Queremos que os condutores experimentem todas as suas vantagens desta tecnologia: zero emissões de CO2, ruído mínimo, sem cheiro, sem vibração, potência ideal para arranque, entre outras”, diz Julio Cesar Meneghini, gerente de marketing da Arval Brasil.

O Guia é dividido em três grandes tópicos: Especificações (informações gerais da bateria); Carregamento e Condução. Confira abaixo algumas dicas:

Velocidade de carregamento:

O tempo de carregamento do veículo depende da capacidade da bateria, do estado da carga da bateria, da velocidade do ponto de carregamento, da capacidade do carregador de bordo e da temperatura ambiente.

Quais conectores devo usar: 

A escolha do conector irá depender do tipo de corrente elétrica usada:

  • carregamento lento (nível 1) usa conector do tipo A (20 A). É indicado para ambientes domésticos ou qualquer tomada elétrica padrão. Tem potência de 2-2,5kW e demora de 8 a 20 horas para carregar a bateria.

    Recarga Moderada (nível 2) – Usa conector tipo 2. A potência de carregamento mais comum é 7 kW, mas está disponível também com potências de 3,7kW,11kW e 22kW. Demora de 3 a 8 horas para carregar e está disponível em casas com estações de carregamento dedicadas, local de trabalho e em estações de carregamento públicas. 
  • Carregamento rápido (Sistema de Carregamento Combinado (CCS), Supercharger Tesla) – Tem 50 KW de potência e demora de 30 a 60 minutos para carregar a bateria, dependendo da sua capacidade e infraestrutura do carregamento. Disponível nas áreas de descanso das autoestradas, estações de carregamento públicas e alguns locais de trabalho.
  • Carregamento Ultrarrápido (CCS, Tesla Supercharger V3) – Potência de 150 kW a 350 kW, carrega a bateria entre 20 a 40 minutos, dependendo da sua capacidade e da infraestrutura de carregamento. É o tipo de estação que mais cresce nas rodovias e em alguns locais de áreas urbanas.

Como preservar a autonomia e a vida útil da bateria:

Importante observar alguns indicadores:

  • O nível ideal da carga é entre 20% e 80%. O tempo de carregamento aumenta significativamente abaixo de 20% e acima de 80%, especialmente com um carregador rápido.
  • Utilize o sistema inteligente disponível na maioria dos veículos elétricos para parar automaticamente de carregar assim que a bateria estiver 80% carregada.
  • De tempos em tempos, realize uma recarga completa da bateria para equilibrar seus elementos internos. Reserve estas cargas completas para viagens mais longas.
  • Opte por sessões de carregamento mais curtas e frequentes,em vez de sessões de carregamento longas.
  • Prefira o carregamento lento e reserve o carregamento rápido para viagens mais longas.
  • Se não utilizar o veículo durante muito tempo, carregue-o a, pelo menos 50%. Algumas características ou circunstâncias utilizam a bateria mesmo quando o veículo está desligado.

Como carregar com segurança e poupar tempo e dinheiro em casa:

Carregue sempre que possível em casa/ escritório – tenha em mente que o carregamento público, especialmente o tipo rápido e super-rápido, é muito mais caro do que o carregamento doméstico.

Sempre que possível, carregue o veículo elétrico a partir de uma estação de carregamento dedicada, em vez de uma tomada doméstica, ou use pelo menos um plugue reforçado; aproveite as horas fora de pico, se estiverem disponíveis no seu fornecedor de energia.

Como maximizar a duração da bateria:

Adote um estilo de condução ecológica,mantenha velocidade moderada e
um ritmo constante, minimize acelerações bruscas e antecipe a travagem;

Utilize o limitador de velocidade ou o controle de velocidade de cruzeiro nas estradas e ative o modo eco na cidade;

Utilize a recarga regenerativa (permite recuperar energia durante a desaceleração), ideal para ambientes urbanos, engarrafamentos e estradas montanhosas;

Remova itens desnecessários do seu veículo, especialmente cargas pesadas e aquelas que afetam a aerodinâmica, como racks de teto e porta-malas externos;

Evite deixar o seu veículo elétrico parado durante várias semanas. 

Como preservar a autonomia e a vida útil da bateria em temperaturas extremas:

O desempenho do veículo elétrico é influenciado pelas condições ambientais e especialmente pela temperatura, mas pode ser gerido com medidas preventivas;

Tempo Frio

Pré-aqueça o carro enquanto está ligado. Desta forma, é a energia da rede que é usada, e não a bateria. Ligar de 10 a 15 minutos antes da hora da partida;

Utilize opções de aquecimento energeticamente eficientes, como bancos aquecidos e volantes, para reduzir a utilização de um aquecimento regular menos eficiente.

Tempo Quente 

Estacione à sombra, mesmo que isso signifique estar um pouco mais longe do seu destino. Evite carregar durante período de calor intenso, conduza de forma ainda mais suave, abra as janelas quando conduzir a baixas velocidades (mas evite em estradas, pois o vento irá atuar na aerodinâmica e reduzir a velocidade).

Quer saber das demais dicas? Entre no link e acesse o guia completo.

Artigos relacionados

Agilidade e Transparência: CCEE Antecipará Relatórios em Até 10 Dias Úteis

Modernização dos processos internos permite até 10 dias úteis de antecipação, oferecendo mais previsibilidade e tempo para gestão...

Eletronuclear Lança Processo Seletivo para 57 Vagas no Programa Jovem Aprendiz

Inscrições Abertas para Jovens de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro a partir de 18 de SetembroA...

Ministro de Minas e Energia Recebe Estudos sobre Retorno do Horário de Verão como...

Pesquisas sobre o impacto da reimplementação do horário de verão são entregues ao ministro Alexandre Silveira em meio...

Grupo Energisa Anuncia Flávio Loução como Novo Diretor de Inovação

Com uma vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento, Loução será responsável por liderar a transformação e inovação tecnológica...