Quarta-feira, Abril 2, 2025
27.4 C
Rio de Janeiro

Setor Elétrico Brasileiro Avança com Novos Aperfeiçoamentos: Modelo NEWAVE Híbrido Define o Futuro da Operação e Formação de Preços

Aprovadas melhorias nas metodologias e programas computacionais, com impacto previsto para 2025, visando maior precisão e eficiência na gestão do Sistema Interligado Nacional

A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) aprovou importantes aprimoramentos nas metodologias e programas computacionais utilizados pelo setor elétrico brasileiro. A decisão, anunciada na quinta-feira (25/07), destaca o uso do modelo NEWAVE Híbrido na operação do sistema e na formação do preço de curto prazo, a ser implementado a partir de janeiro de 2025.

Essas mudanças estão em linha com as diretrizes estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nº 22/2023 e têm como objetivo aumentar a aderência dos resultados das otimizações computacionais à realidade operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN). As avaliações que levaram a essa decisão foram realizadas pelo Grupo Técnico da CPAMP ao longo do ciclo de trabalho 2023/2024 e também consideraram as contribuições da Consulta Pública MME nº 162/2024.

Transparência e Capacitação

Durante o ciclo de trabalho 2023/2024, a CPAMP promoveu a transparência e a comunicação eficaz por meio de oito workshops, dos quais dois foram realizados em formato híbrido, atraindo a participação de cerca de 200 representantes por evento. Além disso, um evento de capacitação sobre o NEWAVE Híbrido foi realizado em outubro de 2023, e o material está disponível na plataforma “Portal de Aprendizado” da CCEE.

Transição para Nova Governança

A reunião desta quinta-feira também marcou o fim dos trabalhos da CPAMP, que será substituída por uma nova governança específica instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a partir de 1º de agosto de 2024, conforme a Resolução nº 1/2024 do CNPE. A ANEEL observará os ritos próprios da Agência para a formalização dessa nova estrutura. O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgará em breve um relatório consolidado com as avaliações da Consulta Pública MME nº 162/2024.

Principais Aprimoramentos Aprovados

Os aprimoramentos aprovados pela CPAMP incluem:

  • Atualização dos Valores de VMinOp: Redução de 22,5% para 19,1% no subsistema Norte.
  • Representação Individualizada de Usinas Hidrelétricas: Implementação do NEWAVE Híbrido nos primeiros 12 meses para processos de planejamento da operação e cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).
  • Emprego do CVaR (Conditional Value at Risk): Aplicação de CVaR com α = 15% e λ = 40% para fins de planejamento da operação e formação de preço, mantendo CVaR com α = 25% e λ = 35% para os processos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
  • Execução Completa do Modelo NEWAVE Híbrido: Sem o emprego da Função de Custo Futuro (FCF) externa.
  • Consideração de Penalidades e Micropenalidades: Valores aprovados na reunião Plenária da CPAMP de 18 de janeiro de 2024, utilizados nos estudos do ciclo 2023/2024.

Perspectivas e Impactos

O modelo NEWAVE Híbrido, que entrará em operação em 2025, representa um avanço significativo para o setor elétrico brasileiro. Esta atualização permitirá uma melhor representação das usinas hidrelétricas e um planejamento mais preciso, o que resultará em maior eficiência e confiabilidade no fornecimento de energia.

A utilização de metodologias avançadas como o CVaR também trará melhorias na gestão de riscos e na formação de preços, beneficiando consumidores e operadores do sistema elétrico. Com essas mudanças, o setor se prepara para enfrentar os desafios futuros com uma estrutura mais robusta e adaptável às necessidades dinâmicas do mercado de energia.

Destaques

Impasse ameaça megaprojeto de hidrogênio verde no Brasil

Negativa do ONS para conexão à rede elétrica pode...

Auren Energia e Minasligas Firmam Acordo Estratégico de Autoprodução de Energia Solar até 2040

Parceria assegura o fornecimento de energia limpa e contribui...

Crise no Setor Eólico: Aneel Revoga Concessões de 16 Usinas no Nordeste

Dificuldades financeiras, entraves ambientais e mudanças no mercado levaram...

Eletronuclear Obtém Autorização Permanente para Armazenamento de Combustível Nuclear

Aprovada pela CNEN, medida aumenta a segurança e eficiência...

Últimas Notícias

Crise Diplomática: Paraguai Suspende Negociações com Brasil sobre Itaipu em Meio...

Governo paraguaio exige explicações sobre suposto ataque hacker da...

Impasse ameaça megaprojeto de hidrogênio verde no Brasil

Negativa do ONS para conexão à rede elétrica pode...

ANEEL abre consulta pública para revisão tarifária da Energisa Tocantins

Aumento pode chegar a 10,6% para grandes consumidores; população...

Luz mais cara: ANEEL aprova reajuste das tarifas de energia em...

Novos valores passam a valer em 8 de abril;...

Auren Energia e Minasligas Firmam Acordo Estratégico de Autoprodução de Energia...

Parceria assegura o fornecimento de energia limpa e contribui...

Crise no Setor Eólico: Aneel Revoga Concessões de 16 Usinas no...

Dificuldades financeiras, entraves ambientais e mudanças no mercado levaram...

Artigos Relacionados

Categorias Populares