Medida afetará 7,93 milhões de consumidores em 38 municípios do estado de São Paulo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou nesta terça-feira (2/7) a Enel Distribuição São Paulo S.A. a reduzir em 2,17% as tarifas dos consumidores residenciais a partir do dia 4 de julho. A decisão impactará diretamente cerca de 7,93 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 38 municípios paulistas.
Os novos índices tarifários foram detalhados pela ANEEL, mostrando que para os consumidores residenciais da classe B1, haverá uma redução de 2,17%. Na média, considerando as diferentes categorias de tensão, a diminuição será de 2,43% para o consumidor final.
Esse ajuste foi possível devido à diminuição nos custos relacionados a encargos setoriais, aquisição de energia, atividades de distribuição e componentes financeiros, conforme explicou a agência reguladora.
Para os consumidores de alta tensão, que englobam classes como A1, A2, A3 e A4, a redução média será de 3,52%. Já para os consumidores de baixa tensão, que incluem as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (rural), B3 (industrial, comercial, serviços) e B4 (iluminação pública), a redução média será de 2,11%.
A ANEEL esclareceu que a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos utilizados para ajustes tarifários. A RTP, mais complexa, define o custo eficiente da distribuição e outras metas regulatórias, enquanto o RTA é um processo mais simples que atualiza os valores conforme a inflação e outros fatores previstos nos contratos de concessão.