Inscrições começam em julho e prometem engajamento de milhares de alunos em todo o Brasil
A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (18) a edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Pela primeira vez, a competição será aberta a todos os estados brasileiros, abrangendo alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada. As inscrições começam em julho pelo site oficial ONEE.
O objetivo da ONEE é educar os estudantes sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, fomentando uma geração de consumidores conscientes. A edição deste ano será organizada pela EDP Espírito Santo, em parceria com o Instituto Abradee, e contará com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. A expectativa é que cerca de 191 mil estudantes, 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da competição.
As provas serão realizadas em duas fases, previstas para o final de setembro. Além da distribuição de medalhas, os melhores alunos de cada estado e do Distrito Federal receberão um notebook como prêmio. “Estamos entusiasmados com a edição deste ano da ONEE. Nossa meta é envolver um grande número de estudantes, promovendo a conscientização sobre o uso eficiente da energia”, afirmou Thiago Jeremias, Gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze da ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem necessidade de participar da 1ª fase da ONC. Haverá também uma disputa adicional entre os mais bem colocados de cada estado e do Distrito Federal para escolher o campeão nacional, que receberá um prêmio adicional.
O orçamento da ONEE 2024 é de R$ 5,4 milhões, incluindo R$ 718 mil destinados aos prêmios e à cerimônia final. A Celesc participará através do Comitê Gestor, com Bruno Cordeiro Clasen como representante, responsável por acompanhar e monitorar o andamento do projeto. “Estamos ansiosos para contribuir com essa iniciativa que visa promover a eficiência energética e a educação em nosso estado”, afirmou Clasen.
Na última edição, em 2022, participaram 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas de Santa Catarina, das quais 72 públicas e 34 privadas. Destes, 765 participantes conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze. Todos receberam certificados de participação e medalhas conforme seu desempenho. Os melhores colocados, incluindo uma professora, alunos classificados nos três primeiros lugares e dois estudantes de escolas públicas com melhor classificação, também receberam notebooks.
O modelo da ONEE promove a difusão do conhecimento sobre eficiência energética em todo o ambiente escolar. Professores das escolas inscritas terão acesso a conteúdo sobre o uso consciente da energia em módulos, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem e despertando habilidades para intervenção junto aos alunos, principalmente sobre conceitos de energia, fontes de energia e eficiência energética.
Os estudantes inscritos também terão acesso a um curso modular sobre as melhores práticas de uso de energia, demonstrando a importância do uso eficiente da energia na sociedade. Entre os tópicos incluídos na formação estão: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Nas redes sociais da ONEE, os alunos inscritos encontrarão vídeos e outros conteúdos de reforço para aprendizado e sucesso nas provas.
A ONEE começou em 2018 por iniciativa da ANEEL, em parceria com a Neoenergia Coelba, Enel Distribuição Ceará, EDP Espírito Santo e RGE. Realizada em edições piloto em 2021 e 2022, contou com ampla adesão: 40 mil estudantes se inscreveram em 2021 e 188 mil em 2022. Na segunda edição, 22 mil estudantes receberam prêmios, e os 34 participantes com melhor desempenho foram homenageados em uma cerimônia na sede da ANEEL em Brasília, junto com seus pais e professores.