Quinta-feira, Abril 3, 2025
26.8 C
Rio de Janeiro

Equinor anuncia investimento em seu primeiro projeto híbrido de energias renováveis no Brasil

Complexo Solar SdB de 140 MWp será desenvolvido na Bahia, integrando produção solar e eólica para otimizar a geração de energia

A Equinor, empresa internacional de energia, anunciou nesta quinta-feira (20) sua decisão final de investimento no complexo solar Serra da Babilônia (Complexo Solar SdB), um projeto inovador de 140 MWp que será desenvolvido no estado da Bahia. Este será o primeiro projeto solar da Rio Energy, adquirida pela Equinor em 2023, e marca um passo significativo para a expansão das energias renováveis no Brasil.

“O Complexo Solar SdB marca a primeira decisão de investimento sob a gestão da Equinor e será o primeiro projeto solar da Rio Energy. Este é um marco importante para nós e nossa organização está muito motivada para entregar o projeto com segurança e eficiência,” afirmou Marcos Meireles, CEO da Rio Energy.

Um Modelo Híbrido Inovador

Com início de construção previsto para setembro de 2024 e operação comercial esperada até o final de 2025, o Complexo Solar SdB utilizará um modelo híbrido que combina produção de energia eólica e solar. Esta integração permite o uso do sistema de interconexão existente, injetando energia na rede durante períodos de baixa utilização pelos parques eólicos, o que otimiza a produção total de energia sem necessidade de capacidade adicional da rede.

Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil, destacou a importância estratégica do projeto: “Nossa participação nesta plataforma cria uma base sólida para construir um portfólio de energias renováveis substancial e lucrativo no país, aproveitando as capacidades da Rio Energy e maximizando as sinergias com a nossa trading, Danske Commodities. Este é também o nosso quarto projeto no Nordeste brasileiro, reforçando a relevância da área em oferecer fontes de energia renovável.”

Expansão e Sinergias no Mercado de Energia

A energia produzida pelo Complexo Solar SdB será comercializada pela Danske Commodities, trading de energia pertencente à Equinor, seguindo a estratégia da empresa para o Brasil. A decisão de investir no Complexo Solar SdB sublinha o compromisso da Equinor em ser um líder na transição energética global, focando no crescimento lucrativo em energias renováveis.

Christian Lie Hansen, vice-presidente da Equinor de energias renováveis onshore das Américas, elogiou o progresso da empresa: “Graças à dedicada e comprometida equipe da Rio Energy, estamos fazendo um excelente progresso em direção aos nossos objetivos em energias renováveis no Brasil e, com a aprovação do Complexo Solar SdB, agora temos ~600 MW de energia solar e eólica em produção e construção no país.”

Portfólio Sustentável e Ambicioso

O portfólio de energias renováveis onshore da Equinor no Brasil já inclui três ativos em produção comercial e um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore, desenvolvidos pela Rio Energy. Este robusto portfólio reflete o compromisso da Equinor em criar valor a longo prazo em um futuro com baixo carbono, combinando soluções de energia renovável com sua expertise em petróleo e gás.

Destaques

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos no setor de carvão

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Geração de Belo Monte Impede a Emissão de 5,3 Milhões de Toneladas de CO₂ em 2025

Com energia limpa e renovável, hidrelétrica diminui dependência de...

Impasse ameaça megaprojeto de hidrogênio verde no Brasil

Negativa do ONS para conexão à rede elétrica pode...

Auren Energia e Minasligas Firmam Acordo Estratégico de Autoprodução de Energia Solar até 2040

Parceria assegura o fornecimento de energia limpa e contribui...

Últimas Notícias

A explosão da inteligência artificial e o impacto no consumo de...

Estudo prevê que data centers de IA responderão por...

O Papel da Inovação Energética: Avanços Tecnológicos e Desafios para o...

Relatório da IEA revela crescimento desigual nos investimentos em...

MME apresenta Relatório de Gestão 2024 com avanços na energia e...

Documento detalha ações estratégicas e reforça compromisso com sustentabilidade,...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Energia renovável impulsiona reconstrução do Rio Grande do Sul e fortalece...

Fórum GD Sul e Energy Storage Brasil demonstram resiliência...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos...

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Artigos Relacionados

Categorias Populares