Domingo, Maio 18, 2025
25 C
Rio de Janeiro

Equinor anuncia investimento em seu primeiro projeto híbrido de energias renováveis no Brasil

Complexo Solar SdB de 140 MWp será desenvolvido na Bahia, integrando produção solar e eólica para otimizar a geração de energia

A Equinor, empresa internacional de energia, anunciou nesta quinta-feira (20) sua decisão final de investimento no complexo solar Serra da Babilônia (Complexo Solar SdB), um projeto inovador de 140 MWp que será desenvolvido no estado da Bahia. Este será o primeiro projeto solar da Rio Energy, adquirida pela Equinor em 2023, e marca um passo significativo para a expansão das energias renováveis no Brasil.

“O Complexo Solar SdB marca a primeira decisão de investimento sob a gestão da Equinor e será o primeiro projeto solar da Rio Energy. Este é um marco importante para nós e nossa organização está muito motivada para entregar o projeto com segurança e eficiência,” afirmou Marcos Meireles, CEO da Rio Energy.

Um Modelo Híbrido Inovador

Com início de construção previsto para setembro de 2024 e operação comercial esperada até o final de 2025, o Complexo Solar SdB utilizará um modelo híbrido que combina produção de energia eólica e solar. Esta integração permite o uso do sistema de interconexão existente, injetando energia na rede durante períodos de baixa utilização pelos parques eólicos, o que otimiza a produção total de energia sem necessidade de capacidade adicional da rede.

Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil, destacou a importância estratégica do projeto: “Nossa participação nesta plataforma cria uma base sólida para construir um portfólio de energias renováveis substancial e lucrativo no país, aproveitando as capacidades da Rio Energy e maximizando as sinergias com a nossa trading, Danske Commodities. Este é também o nosso quarto projeto no Nordeste brasileiro, reforçando a relevância da área em oferecer fontes de energia renovável.”

Expansão e Sinergias no Mercado de Energia

A energia produzida pelo Complexo Solar SdB será comercializada pela Danske Commodities, trading de energia pertencente à Equinor, seguindo a estratégia da empresa para o Brasil. A decisão de investir no Complexo Solar SdB sublinha o compromisso da Equinor em ser um líder na transição energética global, focando no crescimento lucrativo em energias renováveis.

Christian Lie Hansen, vice-presidente da Equinor de energias renováveis onshore das Américas, elogiou o progresso da empresa: “Graças à dedicada e comprometida equipe da Rio Energy, estamos fazendo um excelente progresso em direção aos nossos objetivos em energias renováveis no Brasil e, com a aprovação do Complexo Solar SdB, agora temos ~600 MW de energia solar e eólica em produção e construção no país.”

Portfólio Sustentável e Ambicioso

O portfólio de energias renováveis onshore da Equinor no Brasil já inclui três ativos em produção comercial e um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore, desenvolvidos pela Rio Energy. Este robusto portfólio reflete o compromisso da Equinor em criar valor a longo prazo em um futuro com baixo carbono, combinando soluções de energia renovável com sua expertise em petróleo e gás.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares