Equinor anuncia investimento em seu primeiro projeto híbrido de energias renováveis no Brasil

Data:

Compartilhe:

Complexo Solar SdB de 140 MWp será desenvolvido na Bahia, integrando produção solar e eólica para otimizar a geração de energia

A Equinor, empresa internacional de energia, anunciou nesta quinta-feira (20) sua decisão final de investimento no complexo solar Serra da Babilônia (Complexo Solar SdB), um projeto inovador de 140 MWp que será desenvolvido no estado da Bahia. Este será o primeiro projeto solar da Rio Energy, adquirida pela Equinor em 2023, e marca um passo significativo para a expansão das energias renováveis no Brasil.

“O Complexo Solar SdB marca a primeira decisão de investimento sob a gestão da Equinor e será o primeiro projeto solar da Rio Energy. Este é um marco importante para nós e nossa organização está muito motivada para entregar o projeto com segurança e eficiência,” afirmou Marcos Meireles, CEO da Rio Energy.

Um Modelo Híbrido Inovador

Com início de construção previsto para setembro de 2024 e operação comercial esperada até o final de 2025, o Complexo Solar SdB utilizará um modelo híbrido que combina produção de energia eólica e solar. Esta integração permite o uso do sistema de interconexão existente, injetando energia na rede durante períodos de baixa utilização pelos parques eólicos, o que otimiza a produção total de energia sem necessidade de capacidade adicional da rede.

Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil, destacou a importância estratégica do projeto: “Nossa participação nesta plataforma cria uma base sólida para construir um portfólio de energias renováveis substancial e lucrativo no país, aproveitando as capacidades da Rio Energy e maximizando as sinergias com a nossa trading, Danske Commodities. Este é também o nosso quarto projeto no Nordeste brasileiro, reforçando a relevância da área em oferecer fontes de energia renovável.”

Expansão e Sinergias no Mercado de Energia

A energia produzida pelo Complexo Solar SdB será comercializada pela Danske Commodities, trading de energia pertencente à Equinor, seguindo a estratégia da empresa para o Brasil. A decisão de investir no Complexo Solar SdB sublinha o compromisso da Equinor em ser um líder na transição energética global, focando no crescimento lucrativo em energias renováveis.

Christian Lie Hansen, vice-presidente da Equinor de energias renováveis onshore das Américas, elogiou o progresso da empresa: “Graças à dedicada e comprometida equipe da Rio Energy, estamos fazendo um excelente progresso em direção aos nossos objetivos em energias renováveis no Brasil e, com a aprovação do Complexo Solar SdB, agora temos ~600 MW de energia solar e eólica em produção e construção no país.”

Portfólio Sustentável e Ambicioso

O portfólio de energias renováveis onshore da Equinor no Brasil já inclui três ativos em produção comercial e um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore, desenvolvidos pela Rio Energy. Este robusto portfólio reflete o compromisso da Equinor em criar valor a longo prazo em um futuro com baixo carbono, combinando soluções de energia renovável com sua expertise em petróleo e gás.

Artigos relacionados

Bahia Inaugura Complexo Eólico de R$ 3 Bilhões e Reforça Liderança em Energia Limpa...

Complexo Eólico Novo Horizonte promete abastecer um milhão de residências e reduzir mais de 500 mil toneladas de...

Câmara Debate Futuro da Energia: Audiência Define Rumos do Leilão de Reserva de Capacidade

Comissão de Minas e Energia discute estratégias para garantir segurança e sustentabilidade no setor energético brasileiroNesta quinta-feira (4),...

Transformação Energética: Audiência na Câmara dos Deputados Debate Futuro Sustentável

Audiência pública enfoca convivência entre diversas fontes de energia para promover segurança, eficiência e sustentabilidade no BrasilNesta quinta-feira...

Startups Verdes: Inovação e Sustentabilidade Rumo ao Futuro

Projeto no Senado propõe reconhecer e apoiar startups que priorizam soluções ambientaisO Senado Federal está prestes a deliberar...