Com algoritmos inteligentes, a Neoenergia Cosern otimiza reparos e restauração de energia no Rio Grande do Norte
A Neoenergia finalizou a implantação do projeto AGR (Automatic Grid Restoration) na área de concessão da Neoenergia Cosern, atendendo cerca de 1,6 milhão de clientes no Rio Grande do Norte. O sistema utiliza algoritmos inteligentes como controladores virtuais, analisando dados da rede em tempo real para identificar trechos que necessitam de reparo, proporcionando mais agilidade e eficiência na restauração do fornecimento de energia.
Uma das principais vantagens do sistema de recomposição automática é a capacidade de isolar rapidamente os trechos danificados e religar o restante da rede, garantindo que o serviço seja restabelecido no menor tempo possível. Atualmente em expansão, o projeto atenderá também clientes da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
O AGR integra o Programa SISCON, uma iniciativa da área de Processos e Tecnologia de Redes (P&T) da Neoenergia, que visa implementar novos sistemas operacionais, modernizar a infraestrutura de informação e padronizar processos de operação em cerca de mil municípios atendidos pelas distribuidoras envolvidas na iniciativa.
“Temos uma estratégia robusta de investimentos em digitalização, buscando eficiência e aumento da qualidade do fornecimento para melhorar a experiência dos nossos clientes. A implantação de novos sistemas de gerenciamento da distribuição é sempre um grande desafio. Com o projeto AGR, asseguramos mais robustez, tecnologia e segurança aos nossos processos e, consequentemente, a melhoria da prestação do serviço”, explica Carlos Eduardo Ferreira Soares, Superintendente de Desenvolvimento e Aplicação da Neoenergia.