Sábado, Abril 26, 2025
22.9 C
Rio de Janeiro

Eletrobras firma parcerias para produção de hidrogênio renovável no Brasil

Empresa assina memorandos com Grupo Europeu e Governo do Ceará durante o World Hydrogen 2024, impulsionando a transição energética e a economia verde

A Eletrobras deu um passo significativo em direção à transição energética ao formalizar dois novos Memorandos de Entendimento (MoU) durante o World Hydrogen 2024, em Rotterdam. Os acordos visam impulsionar a produção de hidrogênio renovável (H2R) e derivados, promovendo a sustentabilidade e a descarbonização da economia brasileira.

O primeiro MoU foi firmado com a Green Energy Park (GEP), com o objetivo de explorar oportunidades para a produção de H2R a preços competitivos, acelerando a transição para uma economia verde. Esta parceria estratégica representa um marco importante na jornada da Eletrobras rumo à liderança na produção de hidrogênio renovável, destacando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

O segundo acordo foi estabelecido com o governo do Ceará, com foco no fornecimento de energia renovável e na promoção da cadeia de produção de hidrogênio de baixo carbono. A parceria busca impulsionar projetos de transição energética e descarbonização da economia, estimulando o desenvolvimento industrial sustentável no estado.

O presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, ressaltou a importância dessas parcerias como parte da estratégia da empresa para promover a descarbonização da economia e garantir a segurança energética. Ele enfatizou o papel da Eletrobras como líder em geração e transmissão de energia elétrica, comprometida em contribuir para um futuro mais sustentável.

Na cerimônia de assinatura, estiveram presentes o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, e o vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Elio Wolff, destacando o comprometimento da empresa com a implementação desses acordos.

A colaboração entre a Eletrobras e a Green Energy Park visa impulsionar a produção de hidrogênio renovável e derivados, promovendo a economia verde e a segurança energética. Combinando recursos de mais de 10 Gigawatts da Eletrobras com a expertise da GEP em produção de hidrogênio verde, essa parceria tem o potencial de revolucionar a matriz energética brasileira e mundial.

O CEO da Green Energy Park, Bart Biebuyck, expressou entusiasmo com a parceria, destacando a importância da eletricidade renovável como base para a produção de hidrogênio verde. Ele enfatizou o impacto positivo que essa colaboração terá no esforço conjunto para acelerar a transição para uma economia do hidrogênio verde.

O memorando assinado entre a Eletrobras e o governo do Ceará visa promover o desenvolvimento de projetos de transição energética e descarbonização da economia. Além de fornecer energia renovável e hidrogênio verde para futuros projetos industriais, o acordo busca estimular a cadeia de produção de baixo carbono no estado.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, elogiou a decisão da Eletrobras de investir na produção de hidrogênio verde no estado, destacando os benefícios econômicos e ambientais dessa iniciativa para a população local.

Além dessas parcerias, a Eletrobras está na vanguarda do desenvolvimento de projetos de hidrogênio renovável no Brasil. A empresa já firmou acordos com o governo do Maranhão e a Paul Wurth, de Luxemburgo, para o fornecimento de energia renovável e o desenvolvimento de projetos industriais sustentáveis.

A planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável, destacando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade.

Destaques

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás natural e atrair investimentos

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

Indústria reage à proposta de retirada de subsídios à energia solar em nome da tarifa social

FIEMS alerta para prejuízos ao setor produtivo, perda de...

Belo Monte avalia construção de nova barragem para elevar regularidade da geração de energia no Xingu

Estudo em fase inicial considera reservatório sem geradores para...

Preço da energia solar sobe no Brasil, mas ainda é 7% mais barato que há um ano

Equipamentos fotovoltaicos ficam mais caros e elevam o custo...

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar NX Horizon-XTR™

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Últimas Notícias

Fórum GD Sudeste chega ao Rio de Janeiro com foco em...

Com realização prevista para maio, evento reunirá especialistas para...

ISA ENERGIA BRASIL avança em projeto estratégico e energiza trecho essencial...

Seccionamento da linha Ibiúna–Tijuco Preto amplia confiabilidade da Subestação...

Copa Energia reforça compromisso com inovação e sustentabilidade ao patrocinar o...

Presença pelo segundo ano consecutivo no maior evento de...

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás...

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

ANEEL aciona bandeira amarela em maio e alerta para aumento no...

Redução das chuvas marca transição para o período seco...

Chile inaugura maior parque de baterias da América Latina e evidencia...

Instalação de 200 MW em sistemas de armazenamento no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares