Estudo bibliográfico busca compreender impactos das mudanças climáticas e fortalecer a resiliência do sistema elétrico brasileiro
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou uma nota técnica intitulada “Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”. Este trabalho, fundamentado em uma revisão bibliográfica, busca explorar as interações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro, visando aprofundar o entendimento e fortalecer a resiliência do sistema diante desses desafios.
O estudo destaca a crescente relevância das questões climáticas, que têm impactado não apenas a produção e consumo de energia, mas também aspectos econômicos, legislativos e de planejamento do sistema energético. A análise das projeções climáticas e seus efeitos potenciais torna-se crucial para o planejamento de longo prazo do setor, visando garantir a capacidade do sistema elétrico de manter suas operações em cenários adversos.
A Nota Técnica apresenta uma revisão do conceito de resiliência e lista uma série de instituições, referências bibliográficas, plataformas e bases de dados relacionadas à resiliência do setor elétrico frente às mudanças climáticas. Além disso, discute as perspectivas futuras das mudanças climáticas no Brasil e os potenciais impactos no Sistema Elétrico, oferecendo um caderno síntese como resumo do estudo.
Esse trabalho marca a primeira etapa da ação de curto prazo CP17, conforme previsto no Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País (PRR), estabelecido pela Lei nº 14.182, de 2021.