ACCIONA e ACCIONA Energia Elevam Dívida Sustentável para 79% em 2023

Data:

Compartilhe:

Empresas concluem 18 novas linhas de financiamento, reforçando seu compromisso com práticas de investimento sustentável

ACCIONA e ACCIONA Energia atingiram um marco significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade financeira em 2023, aumentando sua dívida sustentável para 79% do total da dívida corporativa, um aumento de 15 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Este crescimento reflete a atratividade crescente da estratégia de investimento baseada em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) adotada por ambas as empresas.

Durante o ano passado, ACCIONA e ACCIONA Energia finalizaram 18 novas linhas de financiamento, totalizando cerca de 3 bilhões de euros, no âmbito do seu novo Quadro de Financiamento de Impacto Sustentável. Essas iniciativas elevaram o saldo total pendente da dívida sustentável do grupo para quase 9,87 bilhões de euros.

Além disso, as empresas avançaram em sua estratégia de diversificação das fontes de financiamento. A ACCIONA se tornou a primeira empresa espanhola a obter um empréstimo Samurai de 45 bilhões de ienes (288 milhões de euros) no mercado japonês, enquanto a ACCIONA Energia concluiu seu primeiro programa de notas verdes, com um limite máximo de 2 bilhões de euros.

O Quadro de Financiamento de Impacto Sustentável estabelecido pelas empresas abrange duas categorias principais de financiamento: projetos classificados como sustentáveis de acordo com a taxonomia da UE (financiamento verde) e objetivos corporativos específicos relacionados à sustentabilidade (sustentabilidade financeira vinculada). Dentro de cada categoria, também são incorporados objetivos de impacto local, ambiental ou social.

O Relatório de Finanças Sustentáveis, verificado pela KPMG, reflete o impacto positivo alcançado por esses instrumentos financeiros sustentáveis. Em 2023, o financiamento verde possibilitou a instalação de 4.158 MW de energia renovável, eletrificação de 35.278 quilômetros de infraestrutura de transporte, construção de mais de 5.000 m² de edifícios sustentáveis e geração de 164.096 m³ de água de qualidade, evitando assim 9.870 toneladas de emissões de CO2.

Além disso, ACCIONA e ACCIONA Energia cumpriram confortavelmente suas metas de redução de emissões e investimento alinhado com a taxonomia da UE de atividades sustentáveis, além de alcançarem seus objetivos ligados aos compromissos de impacto local.

spot_img

Artigos relacionados

Auren Energia Finaliza Leilão de Ações Remanescentes e Anuncia Distribuição de R$ 661 Mil...

Processo integra a conclusão da fusão com AES Brasil; pagamentos serão realizados até 28 de novembro de 2024A...

MME Orienta Aneel a Usar Bônus de Itaipu para Reduzir Contas de Luz e...

Medida pode aliviar tarifas em dezembro e contribuir para que o IPCA feche o ano dentro da metaO...

UHE Tucuruí: 40 Anos de Energia que Impulsiona o Brasil

Marco da engenharia nacional, hidrelétrica reafirma sua importância no abastecimento energético e no desenvolvimento regionalHoje, a Usina Hidrelétrica...

Toffoli Defende Prescrição de 10 Anos para Restituição de Tributos a Consumidores de Energia

STF avança no julgamento sobre devolução de R$ 62 bilhões do setor elétrico; decisão final deve sair até...