MME pressiona por regulamentação global do mercado de créditos de carbono até a COP30

Data:

Compartilhe:

Ministério destaca importância dos créditos de carbono como instrumento de financiamento para transição energética de nações em desenvolvimento

O Ministério de Minas e Energia (MME) levantou a bandeira pela regulamentação do Artigo 6º do Acordo de Paris durante o Fórum Econômico Mundial, enfatizando a necessidade de um mercado global de créditos de carbono até a COP30. Representando o ministro Alexandre Silveira, Pietro Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, ressaltou a importância desses créditos como instrumento de financiamento para a transição energética de países em desenvolvimento.

Durante a Reunião Especial sobre Colaboração Global, Crescimento e Energia para o Desenvolvimento, Mendes destacou a urgência em regular o mercado internacional de créditos de carbono para garantir recursos à transição para uma economia verde, especialmente na América Latina, que possui grande potencial em energias renováveis, mas carece de financiamento.

“É muito importante promover o financiamento de qualquer transição, esse deve ser o foco até a COP30”, afirmou o secretário, apontando para a necessidade de avançar rapidamente na regulamentação do Artigo 6º para viabilizar a venda internacional de créditos de carbono.

Além da questão dos créditos de carbono, as discussões também abordaram a ampliação global do uso de energia solar e a demanda energética das novas tecnologias de inteligência artificial, destacando a importância de abordar tanto a segurança energética quanto a transição energética global.

spot_img

Artigos relacionados

Auren Energia Finaliza Leilão de Ações Remanescentes e Anuncia Distribuição de R$ 661 Mil...

Processo integra a conclusão da fusão com AES Brasil; pagamentos serão realizados até 28 de novembro de 2024A...

MME Orienta Aneel a Usar Bônus de Itaipu para Reduzir Contas de Luz e...

Medida pode aliviar tarifas em dezembro e contribuir para que o IPCA feche o ano dentro da metaO...

UHE Tucuruí: 40 Anos de Energia que Impulsiona o Brasil

Marco da engenharia nacional, hidrelétrica reafirma sua importância no abastecimento energético e no desenvolvimento regionalHoje, a Usina Hidrelétrica...

Toffoli Defende Prescrição de 10 Anos para Restituição de Tributos a Consumidores de Energia

STF avança no julgamento sobre devolução de R$ 62 bilhões do setor elétrico; decisão final deve sair até...