MME Abre Consulta Pública para Aprimoramentos Metodológicos no Setor Elétrico

Data:

Compartilhe:

Participe e Contribua para o Futuro da Energia no Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) está empenhado em aprimorar as metodologias e programas computacionais que impulsionam o setor elétrico brasileiro. Nesse sentido, foi aberta nesta semana a Consulta Pública nº 162/2024, com o intuito de colher subsídios para o refinamento das práticas utilizadas no planejamento da expansão, cálculo da garantia física dos empreendimentos de geração, planejamento e programação da operação, e formação de preço no mercado de energia elétrica.

Dentro da consulta, os interessados têm a oportunidade de enviar contribuições sobre dois modelos propostos no Ciclo de Trabalho 2023/2024 da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP): o NEWAVE Híbrido e a calibração da curva de distribuição acumulada (CVaR). Para participar, basta acessar o portal de Consulta Pública do MME e enviar as sugestões até 17 de junho de 2024.

Com o objetivo de promover transparência e possibilitar a participação pública nos aprimoramentos propostos, está agendado um workshop da Equipe de Trabalhos Técnicos da CPAMP para o dia 2 de maio em São Paulo. Neste evento, serão apresentados os resultados dos estudos realizados pela equipe. Mais informações serão divulgadas em breve pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), através do e-mail gtmet.cpamp@ccee.org.br.

Para participar da consulta pública e obter mais informações, acesse o link: Consulta Pública MME nº 162/2024.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...