Primeiro Dia de Reunião Destaca Debate Sobre Redução de Riscos de Financiamento para Transição Energética

Data:

Compartilhe:

Grupo de Trabalho Coordenado pelo MME Reúne Delegações para Discutir Avanços Cruciais na Agenda Global de Energia Limpa

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início, no dia 15 de abril, à segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20, marcada por debates substantivos sobre a redução dos riscos de financiamento para a transição energética. O encontro, realizado na sede do Serpro, em Brasília (DF), reuniu cerca de 40 delegações estrangeiras, incluindo países membros do G20, países convidados e organizações internacionais.

O principal tema em discussão foi o avanço no acesso ao financiamento para a transição energética, especialmente nas economias emergentes. Mariana Espécie, assessora especial do MME e coordenadora do GT sobre Transições Energéticas no G20, destacou a importância de abordar os desafios relacionados ao planejamento energético e ao desenho de políticas e ferramentas que facilitem o financiamento para energia limpa.

Durante o diálogo de alto nível, Espécie enfatizou os benefícios sociais, econômicos e ambientais da transição energética, ressaltando a necessidade de recursos públicos e privados para impulsionar esse processo, especialmente nas economias emergentes. O Brasil, como anfitrião do encontro, propôs a importância do planejamento energético de curto, médio e longo prazo para reduzir os riscos de investimentos e atrair capital para a transição energética.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a necessidade de ações mais efetivas para garantir que o fluxo de investimentos em transição energética alcance os países em desenvolvimento. Com base em estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA), Silveira destacou a importância de aumentar significativamente os investimentos anuais em energia limpa para atingir as metas estabelecidas na COP28, em Dubai.

Além disso, Silveira ressaltou que as transições energéticas e a promoção do desenvolvimento sustentável estão no centro da agenda de trabalho do Brasil no G20. O GT, coordenado pelo MME em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), visa promover uma ação política coordenada para acelerar e maximizar os benefícios da transição energética em todo o mundo.

No segundo dia de reunião, as discussões continuarão focadas no financiamento e serão iniciadas as conversas sobre a dimensão social na transição energética, refletindo uma das prioridades da agenda de trabalho do grupo.

spot_img

Artigos relacionados

Auren Energia Finaliza Leilão de Ações Remanescentes e Anuncia Distribuição de R$ 661 Mil...

Processo integra a conclusão da fusão com AES Brasil; pagamentos serão realizados até 28 de novembro de 2024A...

MME Orienta Aneel a Usar Bônus de Itaipu para Reduzir Contas de Luz e...

Medida pode aliviar tarifas em dezembro e contribuir para que o IPCA feche o ano dentro da metaO...

UHE Tucuruí: 40 Anos de Energia que Impulsiona o Brasil

Marco da engenharia nacional, hidrelétrica reafirma sua importância no abastecimento energético e no desenvolvimento regionalHoje, a Usina Hidrelétrica...

Toffoli Defende Prescrição de 10 Anos para Restituição de Tributos a Consumidores de Energia

STF avança no julgamento sobre devolução de R$ 62 bilhões do setor elétrico; decisão final deve sair até...