Religamento gradual restabeleceu 98% da carga após interrupção
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a recomposição de todas as cargas em Manaus após uma ocorrência que resultou em desligamento parcial. Às 19h do dia 14 de abril, 80% da carga já estava restabelecida, chegando a 98% até as 22h.
O processo completo de recomposição foi concluído às 00h23 do dia 15 de abril, com a Amazonas Energia enfrentando dificuldades para participar dos religamentos, precisando mobilizar equipes de manutenção para a tarefa.
A interrupção teve início às 14h56 (horário de Brasília), equivalente a 13h56 em Manaus, quando os circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga – Manaus, operada pela Energisa, foram desligados, resultando na interrupção de 400 MW de carga na região, o que representava 35% da energia do estado naquele momento.
Após uma série de procedimentos e manobras coordenadas pelo ONS, o processo de religamento das cargas iniciou às 15h31 (horário de Brasília), ou 14h31 em Manaus. No entanto, após parte das cargas serem religadas, houve um novo desligamento às 16h09 (horário de Brasília), afetando os setores de 230 kV e 500 kV da subestação Lechuga, operada pela Evoltz e responsável pelo abastecimento de toda a área de Manaus.
O ONS prontamente despachou equipes para recompor a energia na região assim que o desligamento foi registrado.
A investigação das causas da ocorrência está sendo conduzida pelo ONS em conjunto com os agentes responsáveis.