Estudantes Universitários Desenvolvem Soluções Inovadoras para Desafios Reais do Operador Nacional do Sistema Elétrico
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou os vencedores da 5ª edição do DatathONS, uma iniciativa que tem como objetivo estimular estudantes universitários a desenvolverem projetos para questões reais do setor elétrico brasileiro. Com a participação de 22 equipes, a competição desafiou os participantes a criar soluções para quantificar os impactos das fontes de energia renovável na Operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O grupo vencedor, composto pelos estudantes da PUC-RJ, Eduardo Motta, Eric Leão, Jerônimo Augusto e Thiago Henriques, destacou-se com o tema “Alerta de Discrepâncias do ONS (ADONS)”. Sua proposta visa proporcionar maior previsibilidade de variações de cargas, auxiliar na identificação de anomalias no comportamento da carga e identificar fatores causadores dessas anomalias.
Em segundo lugar, ficou a equipe formada por alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a solução “Transforme dados em ações com nossa solução simplificada”. Na terceira posição, ficaram os estudantes da Universidade de Brasília (UnB), com o projeto “Plataforma de Monitoramento de Rampas”.
Além dos prêmios recebidos, os vencedores terão a oportunidade de aprimorar suas propostas com o apoio técnico do ONS, visando sua aplicação em processos reais da instituição.
O DatathONS é parte do programa de Inovação do ONS, coordenado pela Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios (DTA). Esta 5ª edição foi promovida em parceria com a Liga Ventures e contou com o apoio de diversas empresas do setor tecnológico, demonstrando o compromisso conjunto com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor elétrico brasileiro.