Cemig promove workshop para impulsionar eficiência energética em Minas Gerais em 2024

Data:

Compartilhe:

Evento online visa esclarecer dúvidas e incentivar participação na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, contribuindo para economia e modernização das instalações

A Cemig está promovendo um workshop para apresentar a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2024, marcando um importante passo rumo à modernização e economia de energia no estado.

Agendado para a próxima quinta-feira, 4 de abril, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da companhia, a partir das 15 horas. Destinado a clientes e empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs), o workshop tem como objetivo principal tornar o processo de participação na chamada mais transparente e acessível, facilitando o entendimento dos critérios e incentivando propostas alinhadas às demandas do setor.

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é uma iniciativa realizada anualmente pela Cemig, por meio de seu Programa de Eficiência Energética, seguindo normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Este ano, o workshop antecede a publicação do edital de captação de propostas, permitindo que os proponentes tenham mais tempo para se preparar e compreender as exigências do processo.

Segundo Aline Pimenta Martins, engenheira de eficiência energética e coordenadora da Chamada Pública, o workshop desempenha um papel crucial ao democratizar o processo e oferecer um espaço para esclarecer dúvidas que possam surgir durante a preparação das propostas. “Com o evento, nós democratizamos o processo e abrimos um espaço para abordar os pontos que mais causam dúvidas e inviabilizam a aprovação dos projetos”, afirma Martins.

Eficientização e economia:
A Chamada Pública convida os clientes da Cemig a submeterem propostas de projetos que resultem na modernização das instalações, visando à eficientização da iluminação, sistemas de condicionamento ambiental, implantação de usinas solares fotovoltaicas e outras fontes renováveis de energia. Todos os clientes, sejam cativos ou livres, de diferentes classes (comercial, industrial, residencial, rural, etc.), estão aptos a participar, desde que observadas as demais regras da Chamada.

O workshop será transmitido pelo canal da Cemig no YouTube, e os participantes poderão enviar questionamentos pelo e-mail chamadapublicapee@cemig.com.br.

Programa de Eficiência Energética:
A Chamada Pública de Projetos faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Aneel, que tem como missão promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros. Em mais de 25 anos de existência, o Programa já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.

Com resultados significativos, o Programa já contribuiu para uma economia de 7.423 giga watt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes, além de evitar a emissão de 520 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esses números destacam o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...