Documentos Elaborados em Parceria Visam a Avançar nas Obras da Usina Nuclear
A Eletronuclear deu um passo significativo em direção à conclusão das obras da Usina Nuclear de Angra 3 ao abrir a consulta pública sobre a licitação para esse fim. Os documentos disponibilizados para análise, como as minutas do edital de licitação e do contrato de serviços de EPC (engineering, procurement and construction), foram desenvolvidos em colaboração com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado para realizar a modelagem técnica, financeira e jurídica do projeto.
A licitação, com alcance internacional, busca selecionar uma empresa ou consórcio com a expertise necessária para concluir as obras da usina, visando posterior transferência da operação à Eletronuclear. A consulta pública desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo a coleta de contribuições que possam aprimorar os documentos antes do lançamento do edital de licitação.
Enquanto isso, os estudos adicionais de modelagem do projeto estão em fase de revisão pelo BNDES e pela Eletronuclear. Ambas as instituições estão empenhadas em incorporar as sugestões e apontamentos feitos pela unidade técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), que realizou uma avaliação preliminar ao longo do ano de 2023. Após a conclusão dessa etapa, os estudos serão encaminhados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para subsidiar o cálculo do preço de energia a ser adotado no novo contrato de comercialização de energia de Angra 3.
A consulta pública está aberta a todos os interessados e pode ser acessada através do link disponibilizado aqui. Para mais informações, visite a página oficial do projeto.