Parceria impulsiona inovação sustentável, desenvolvendo plataforma para gerenciamento de emissões de carbono e riscos climáticos na cadeia de suprimentos da EDP
A EDP em parceria com a startup capixaba Eco55, alcançou um marco importante na busca por uma gestão sustentável e responsável em sua cadeia de fornecedores. Após a conclusão bem-sucedida dos estudos de Prova de Conceito (POC), a empresa anunciou o desenvolvimento de uma solução inovadora para mensurar e gerenciar a descarbonização em sua rede de suprimentos.
O investimento de R$ 298 mil em quatro startups capixabas, incluindo a Eco55, em setembro de 2023, reflete o compromisso da EDP em impulsionar a inovação no Espírito Santo. A solução desenvolvida pela Eco55 visa possibilitar à EDP uma gestão eficaz da jornada de sustentabilidade e descarbonização de suas cadeias de suprimentos. A plataforma permite a medição e relato de emissões de carbono, educação ambiental para equipes internas, estímulo à inovação e acesso a recursos para a transição energética.
Rafaella Fatureto, gestora de Inovação da EDP Brasil, enfatiza a importância da inovação nesse processo de descarbonização: “A EDP está comprometida com a transição energética e tem o objetivo de ser 100% verde até 2030. Acreditamos que a inovação tem um papel fundamental nessa jornada de descarbonização, pois pode contribuir desenvolvendo soluções que atendam às necessidades e aos desafios da empresa”.
Durante a fase de desenvolvimento da POC, a solução foi testada em formato de Diagnóstico de Exposição Climática, com a adesão total de 100% dos fornecedores-chave da EDP. A prova demonstrou ser uma inovação segura e viável, gerando impacto significativo desde a fase de testes. Agora, a empresa está avaliando a implantação da solução, visando aprimorar ainda mais suas práticas sustentáveis.
Bruno Rodrigues, supervisor da Itaipu Transformadores, uma das empresas avaliadas na prova de conceito, destaca o impacto positivo do processo: “Com ele foi possível enxergarmos de uma ótica diferente à nossa posição quanto à exposição climática e sustentabilidade. Além disso, este diagnóstico norteará futuras ações de nosso time, mais especificamente o comitê ESG interno”.
O CEO da Eco55, Guilherme Barbosa, detalha o processo de análise e avaliação realizado durante a POC: “Através de um questionário estruturado nos padrões internacionais, analisamos mais de 240 pontos em todas as áreas da empresa. A partir daí, avaliamos as emissões de gases de efeito estufa, a sustentabilidade empresarial e a exposição climática de cada negócio na transição ao baixo carbono, para que as empresas possam ter as informações e ferramentas necessárias para uma trajetória sustentável e resiliente de seus negócios”.
A gestão climática é uma prioridade para a EDP, que estabeleceu metas ambiciosas de redução de emissões e uma estratégia de gestão de mudanças climáticas alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Com esse projeto, a EDP pretende não apenas evoluir em suas próprias práticas sustentáveis, mas também apoiar e influenciar seus fornecedores na jornada rumo a uma gestão climática mais eficaz e responsável.