ANEEL lidera discussão crucial sobre abertura do mercado em evento no Rio de Janeiro

Data:

Compartilhe:

Diretor Ricardo Tili destaca importância do diálogo e da simplificação para impulsionar o setor

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reforçou sua posição como protagonista no debate sobre a abertura do mercado durante sua participação no encontro. Sob a representação do diretor Ricardo Tili, a ANEEL engajou-se ativamente em painéis temáticos, promovendo discussões sobre as principais diretrizes que moldarão o setor elétrico ao longo do ano.

Ao lado de especialistas e autoridades do setor, Tili participou de dois painéis de destaque. No primeiro, intitulado “Agenda Regulatória e Mercado”, o diretor discutiu as prioridades das instituições para o desenvolvimento do mercado, as expectativas diante das mudanças regulatórias em curso e a preparação para um cenário de maior empoderamento do consumidor.

Destacando o compromisso da ANEEL com o diálogo com a sociedade, Tili ressaltou a importância de considerar o consumidor como protagonista do setor elétrico. Ele mencionou uma consulta pública aberta pela ANEEL para buscar estratégias e soluções que contribuam para aumentar a satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pelas distribuidoras. “Nós sugerimos aumentar a influência do grau de satisfação do consumidor no cálculo da tarifa”, afirmou Tili.

No segundo painel, que abordou os caminhos e oportunidades para a abertura do mercado, Tili e Marco Delgado, conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), discutiram a simplificação da jornada dos consumidores e a adoção de melhores práticas na comercialização varejista. Tili enfatizou a importância de processos simplificados e do diálogo com os diversos agentes envolvidos para construir uma regulação eficaz.

Além desses temas, o encontro também promoveu debates sobre a política energética em 2024, tendências tecnológicas, mudanças climáticas e a visão empresarial sobre os grandes desafios do setor elétrico.

O evento reuniu uma ampla gama de participantes interessados em moldar o futuro do setor elétrico no Brasil. A presença ativa da ANEEL e as contribuições de Ricardo Tili destacaram-se como elementos essenciais no fortalecimento desse debate crucial para o país.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...