Programa do Ministério de Minas e Energia leva acesso à eletricidade a comunidades rurais e ribeirinhas, com instalação de mais de 1,3 mil postes nos municípios de Cupixi e Mazagão
O início do ano trouxe luz e esperança para centenas de famílias no estado do Amapá, graças ao programa “Luz Para Todos”, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia. No mês de janeiro, aproximadamente 400 famílias de comunidades rurais e ribeirinhas dos municípios de Cupixi e Mazagão foram beneficiadas com acesso à eletricidade.
O relançamento do programa, em agosto do ano anterior, foi um marco simbólico para o governo do presidente Lula, ressaltou o ministro Alexandre Silveira, destacando o compromisso contínuo do governo com a universalização do acesso à energia elétrica. Em duas décadas de existência, o programa já atendeu mais de 17,3 milhões de pessoas em todo o país, evidenciando-se como um exemplo bem-sucedido de política pública.
A implantação das instalações elétricas ficou sob responsabilidade da CEA Equatorial, distribuidora do estado e executora dos contratos do Luz Para Todos. Para levar a energia elétrica às residências dessas comunidades, foi necessário estender a rede em 130 quilômetros e instalar mais de 1.357 novos postes.
A expectativa da distribuidora é realizar cerca de 3 mil novas conexões até o final de março, contemplando os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Grande, Cutias e Itaubal.
O Luz Para Todos, inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como meta para o ano de 2024 atender 75 mil unidades consumidoras com o serviço público de distribuição de energia elétrica em todo o Brasil. Os investimentos planejados ultrapassam os R$ 2,5 bilhões, beneficiando mais de 300 mil pessoas em áreas rurais e regiões remotas da Amazônia Legal.