Revisão da Metodologia de Cálculo dos Custos Operacionais Regulatórios – Submódulos 2.2 e 2.2A dos PRORET
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou hoje a divulgação da base de dados atualizada para aprimoramento da metodologia de definição dos custos operacionais eficientes das distribuidoras de energia elétrica. A base consolidada está acessível no contexto da Consulta Pública nº 62/2020, cujo objetivo é coletar subsídios para a revisão da Metodologia de Cálculo dos Custos Operacionais Regulatórios – Submódulos 2.2 e 2.2A dos Procedimentos de Regulação Tarifária – PRORET.
Além disso, a ANEEL disponibilizará um Power BI com dados brutos de variáveis físicas, como potência dos transformadores e quilômetros de redes, obtidos da Base de Dados Geográfica da Distribuidora – BDGD. Esse recurso proporciona maior transparência no processo de consolidação dos dados, permitindo a identificação tempestiva da necessidade de correção de dados inconsistentes e, consequentemente, contribuindo para aprimorar a qualidade da informação.
A medida visa aperfeiçoar a eficiência e transparência na definição dos custos operacionais das distribuidoras, contribuindo para uma regulação tarifária mais precisa e alinhada com as necessidades do setor elétrico. Para mais detalhes e acesso à base de dados, acesse o link da CP 62/2020.