CGT Eletrosul Conclui Montagem dos Primeiros Aerogeradores do Parque Eólico Coxilha Negra

Data:

Compartilhe:

O Parque Eólico Coxilha Negra terá uma capacidade instalada de 302,4 MW, integrando três conjuntos de usinas que totalizarão 72 aerogeradores, com previsão de início de operação em 2024.

A Eletrobras CGT Eletrosul atingiu mais um marco importante nas obras de implantação do Parque Eólico Coxilha Negra, localizado no município de Sant’Ana do Livramento (RS). Na semana passada, a empresa concluiu com sucesso a montagem mecânica dos quatro primeiros aerogeradores do empreendimento, que contará, no total, com 72 unidades.

O procedimento envolveu a instalação da nacele, gerador e cubo com as pás nas quatro torres iniciais. Este estágio crítico inclui o içamento da nacele com seus acessórios, seguido pelo gerador e, por fim, o cubo em configuração estrela com as três pás. Cada aerogerador possui um peso total de 1.320 toneladas, com as torres alcançando 125 metros de altura e cada pá estendendo-se por 72 metros de comprimento.

Além do avanço na montagem dos aerogeradores, o sistema de transmissão do parque também apresentou progressos notáveis. No final de novembro, foram concluídas as linhas de transmissão operando em 230 kV. As duas subestações coletoras, Coxilha Negra 2 (280 MVA, dois transformadores, e um terceiro de reserva) e Coxilha Negra 3 (140 MVA), estão em estágio avançado, assim como a expansão da Subestação Livramento 3 (Sant’Ana Transmissora).

A logística para o Parque Eólico Coxilha Negra começou a se desenrolar entre outubro e novembro, com a chegada dos primeiros componentes dos aerogeradores em Sant’Ana do Livramento. Estes componentes, incluindo hubs, geradores e naceles, foram transportados de Jaraguá do Sul (SC) pela fabricante WEG. Adicionalmente, em 14 de novembro, o Porto de Rio Grande (RS) recebeu as primeiras 20 pás fabricadas no Ceará pela empresa subcontratada Aeris, que seguirão para Sant’Ana do Livramento.

Para tornar possível o Parque Eólico Coxilha Negra, aproximadamente 100 km de novos acessos foram construídos, juntamente com a revitalização de outros 56 km de estradas rurais municipais. Ao longo das diferentes fases das obras, estima-se a criação de 1.300 empregos, com cerca de 1.035 profissionais mobilizados em campo neste momento. O processo de contratação de mão de obra segue a Política de Responsabilidade Social da Eletrobras, priorizando a seleção de profissionais dos municípios locais em parceria com centros de empregabilidade.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...