MME e EPE reúnem especialistas para debater a Garantia Física

Data:

Compartilhe:

O evento teve como objetivos avançar no aprimoramento e atualizar as normativas vigentes

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), realizou a 1ª Imersão em Garantia Física. Especialistas sobre o tema participaram do evento, que teve como objetivo avançar no aprimoramento e na atualização dos normativos vigentes relacionados à garantia física, de competência do MME.

Tarita Costa, coordenadora geral em Garantia Física, destacou que a discussão abrangeu aspectos conceituais e aplicações do parâmetro garantia física. Durante o encontro, foi proposta a instauração de uma Tomada Pública de Subsídios em 2024, visando promover a participação social e a transparência em todo o processo.

Garantia Física:

A garantia física é definida como a quantidade de energia que um empreendimento de geração pode suprir, considerando critérios de suprimento e segurança. Essa métrica é fundamental para a adequabilidade da oferta do sistema e é utilizada no Brasil para estabelecer a quantidade máxima de energia que um empreendimento pode comercializar. Além disso, serve como parâmetro para verificar a adequabilidade do sistema elétrico, subsidiando o planejamento energético.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...