Carport Solar ampliará a geração de energia renovável para o parque tecnológico e empresas, promovendo sustentabilidade e inovação no estado
O estado de Sergipe deu mais um passo rumo à sustentabilidade energética com a inauguração da segunda etapa da Usina Solar Fotovoltaica do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A nova estrutura, denominada Carport Solar, foi oficialmente entregue na última quinta-feira (27) e tem o objetivo de fortalecer a autossuficiência energética do complexo, reduzir custos e contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável.
Com uma área de aproximadamente 930 metros quadrados, o Carport Solar é um estacionamento com cobertura composta por módulos fotovoltaicos, que captam a luz do sol e a transformam em eletricidade. A potência total da nova fase da usina corresponde a 267,4 kWp, o que permitirá que 80% da demanda energética do SergipeTec seja suprida por energia solar, reduzindo custos operacionais e o impacto ambiental do parque.
O presidente do SergipeTec, José Augusto de Carvalho, celebrou a conclusão da segunda etapa do projeto e destacou seu impacto positivo para a inovação tecnológica do estado. “Essa segunda fase é um grande marco, tanto para o parque como para Sergipe. Com mais energia limpa disponível, podemos fortalecer o desenvolvimento de projetos tecnológicos sustentáveis”, afirmou.
Expansão da capacidade solar impulsiona eficiência energética
O sucesso da primeira fase da usina solar motivou a ampliação do projeto, que agora conta com 17 estruturas Carport Solar. Esses abrigos fornecem sombra para 34 vagas de estacionamento, enquanto captam energia solar por meio de 255 módulos fotovoltaicos de 575Wp cada. A usina utiliza 64 microinversores de 2 kWp, uma tecnologia que aumenta a eficiência da conversão da energia captada e reduz desperdícios.
A segunda etapa da obra foi realizada pela empresa Futura Climatização e Energia Solar Renovável, com investimentos de R$ 697.961,00, provenientes do contrato de gestão do SergipeTec. Segundo Áureo Oliveira, engenheiro eletricista do grupo Futura, a usina é considerada de grande porte para esse modelo de estrutura, com impactos positivos diretos na economia do parque e na sustentabilidade do estado.
“A energia gerada pelo Carport Solar equivale ao consumo de 168 residências. Essa economia proporcionada pelo sistema fotovoltaico permitirá novos investimentos em inovação e tecnologia dentro do SergipeTec”, explicou Oliveira.
Compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável
A expansão da geração solar no SergipeTec é mais um reflexo do compromisso do estado com energia renovável, inovação e desenvolvimento sustentável. Para o senador Laércio Oliveira, a iniciativa reforça o potencial de Sergipe como um polo de tecnologia e conhecimento no Brasil.
“Temos um compromisso enorme em fazer acontecer as coisas em favor do Estado. Esse empreendimento solar representa um avanço significativo e trará benefícios tanto econômicos quanto ambientais para Sergipe”, destacou o senador.
O modelo Carport Solar, além de gerar energia limpa, também protege os veículos contra os danos causados pelo sol e pela chuva, tornando-se uma solução versátil para eficiência energética e conforto no espaço urbano. Além disso, a eletricidade gerada pode ser utilizada instantaneamente ou injetada na rede elétrica, acumulando créditos energéticos para reduzir os custos da conta de luz.