Sábado, Maio 17, 2025
25 C
Rio de Janeiro

Energia eólica busca novo impulso: ABEEólica promove encontro para traçar futuro do setor no Brasil

Com mercado desacelerado e perspectivas desafiadoras, evento reúne líderes para debater caminhos de recuperação e novas oportunidades

A energia eólica, uma das principais fontes renováveis da matriz energética brasileira, enfrenta um momento delicado. Após anos de crescimento robusto, o setor agora lida com uma desaceleração significativa. Em resposta a esse cenário, a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) organiza, no dia 15 de abril, a 10ª edição do Encontro de Negócios, evento que será realizado no Hotel Unique, em São Paulo.

O evento deste ano traz como tema principal “Caminhos para a retomada da eólica no Brasil – O futuro da indústria renovável e da economia verde”. A proposta é reunir líderes empresariais, investidores, agentes públicos e representantes de instituições do setor para discutir estratégias que impulsionem novamente o crescimento da energia eólica no país. A expectativa é reunir cerca de 300 participantes.

A necessidade de retomar o ritmo da expansão do setor é urgente. Desde 2022, a redução na contratação de Power Purchase Agreements (PPAs) — contratos de longo prazo que garantem a viabilidade econômica dos projetos — tem afetado diretamente a cadeia produtiva da energia eólica. Esse impacto se tornou mais evidente em 2024, com a queda na capacidade instalada: após um recorde de 4,8 GW adicionados em 2023, o número caiu para 3 GW, e a projeção para 2025 permanece no mesmo patamar.

Para Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica, o momento exige uma mudança de rota. “O setor eólico brasileiro vive uma crise estrutural, marcada pela redução da contratação de energia, mas também pela mudança no cenário global e pela necessidade de diversificar as fontes de demanda. Nosso país possui um enorme potencial competitivo, e precisamos explorar novos mercados, como data centers, produção de fertilizantes verdes e hidrogênio verde. 2025 será um ano decisivo, com a regulamentação de leis importantes que ajudarão a organizar o ambiente de negócios e atrair novamente os investimentos”, explica.

Geopolítica, regulamentação e inovação como pontos-chave

O encontro da ABEEólica discutirá, entre outros temas, a influência da geopolítica no cenário energético mundial e o posicionamento do Brasil como protagonista no fornecimento de energia limpa e acessível. Também estarão em pauta os impactos da COP 30 — que será realizada em Belém — e como a conferência pode impulsionar o setor renovável brasileiro no cenário internacional.

Outro ponto relevante será a regulamentação prevista para 2025, que deve trazer maior segurança jurídica para o mercado eólico. A expectativa é que as novas leis estimulem investimentos e garantam previsibilidade para projetos de longo prazo, um fator essencial para o setor de infraestrutura.

Além disso, a programação do evento incluirá debates sobre a bancabilidade de projetos — ou seja, a capacidade de garantir financiamento viável para novos empreendimentos — e a crescente demanda por energia renovável impulsionada por tecnologias emergentes, como a expansão de data centers e o avanço da inteligência artificial.

O 10º Encontro de Negócios da ABEEólica promete ser mais do que um espaço para troca de experiências — será uma oportunidade para redefinir estratégias e construir um novo caminho para a energia eólica no Brasil, em meio aos desafios do mercado e às novas demandas da economia verde global.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares