Terça-feira, Abril 15, 2025
25.7 C
Rio de Janeiro

Em Brasília, Governador Eduardo Leite Pede Solução para Retomada da UTE Candiota III e Transição Justa

Com 80% da economia da região dependente do carvão mineral, força-tarefa busca alternativas para a continuidade das operações da usina em meio aos desafios da transição energética

Nesta quarta-feira (12), uma comitiva gaúcha liderada pelo governador Eduardo Leite esteve em Brasília para defender a retomada das operações da Usina Termelétrica (UTE) Candiota III, paralisada desde 1º de janeiro de 2025. O encontro contou com reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O grupo, que incluía prefeitos, deputados estaduais e federais, além de secretários de Estado, destacou a necessidade de uma transição energética justa para a região de Candiota, que tem cerca de 80% de sua economia dependente do carvão mineral.

A UTE Candiota III, inaugurada em 2009, teve seu contrato encerrado em dezembro de 2024. No entanto, o governo do Rio Grande do Sul argumenta que a usina ainda possui plenas condições técnicas para operar por pelo menos mais dez anos. Uma das principais propostas apresentadas pela comitiva foi a edição de uma Medida Provisória (MP) pelo governo federal para viabilizar a retomada das operações.

Defesa da Transição Justa

Durante a reunião com o ministro Alexandre Silveira, Eduardo Leite reforçou a importância de uma transição que não deixe a população local desamparada.

“O que nós pedimos é justamente a oportunidade de fazer esta transição de forma justa, sem deixar as pessoas para trás. O governo do Estado contratou consultorias especializadas e estamos trabalhando com a Way Carbon e o Centro Brasil no Clima para dar suporte a um plano de ação”, explicou o governador.

O plano, que está sendo elaborado por essas consultorias, terá duração de 13 meses e será voltado para orientar políticas públicas nas regiões dependentes do carvão.

União Suprapartidária

A comitiva contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa. O apoio suprapartidário também foi ressaltado pelos deputados federais e estaduais presentes.

“Não tem questão ideológica ou partidária aqui, mas sim uma preocupação com a transição energética justa”, frisou Eduardo Leite.

O Rio Grande do Sul concentra 90% das reservas de carvão mineral do Brasil e a região de Candiota tem um papel significativo na geração de energia termelétrica no país. Em 2023, Candiota foi o município líder em emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de termelétricas, responsável por 22,5% do total nacional.

Desafios e Compromisso Federal

A dependência econômica do carvão faz com que a paralisação da UTE Candiota III ameace diretamente a subsistência da população local. O governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, comprometeu-se a avaliar alternativas para a situação, embora ainda não tenha definido prazos ou medidas concretas.

Entre as opções discutidas estão ajustes regulatórios e possíveis incentivos para garantir que a usina continue operando enquanto se avança no planejamento da transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

O governador Leite destacou a urgência da questão: “Não estamos apenas falando de uma usina, mas de milhares de empregos diretos e indiretos, além de toda uma economia que gira em torno da atividade. A transição precisa ser feita com responsabilidade social”.

Com o tema da transição energética ganhando cada vez mais espaço nas pautas ambientais e econômicas, a situação de Candiota simboliza os desafios enfrentados por muitas regiões no Brasil e no mundo, que dependem de combustíveis fósseis para sua subsistência.

A expectativa agora está voltada para os próximos passos do governo federal e as possíveis soluções para garantir um equilíbrio entre sustentabilidade, segurança energética e justiça social.

Destaques

Biogás e biometano ganham protagonismo na transição energética brasileira

Com apoio regulatório e inovação, setor se fortalece como...

Governo apresenta plano estratégico para reduzir cortes de geração renovável no Nordeste

CMSE abre consulta pública sobre ações para aumentar o...

Últimas Notícias

Governo Federal prioriza infraestrutura elétrica em Goiás com foco no Leilão...

Ministro Alexandre Silveira recebe comitiva goiana e reforça o...

MME atrai mais de R$ 1 bilhão em propostas para levar...

Primeira chamada do Pró-Amazônia Legal mobiliza estados, empresas e...

Fontes renováveis aumentam em até 25% o valor de mercado de...

Análise global destaca papel estratégico da matriz limpa e...

Enel renova identidade visual e anuncia R$ 25 bilhões em investimentos...

Mudança de marca marca nova fase da companhia no...

Belo Monte se destaca como principal fornecedora de energia hidrelétrica do...

Hidrelétrica contribuiu com mais de 15,8 milhões de MWh...

Artigos Relacionados

Categorias Populares