Sexta-feira, Abril 4, 2025
25.8 C
Rio de Janeiro

Copel Lança Primeiro Programa de Recompra de Ações para Maximizar Valor aos Acionistas

Companhia pretende adquirir até 10% das ações em circulação no mercado, com foco em gestão eficiente de capital e valorização de investidores

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou nesta segunda-feira a aprovação do seu primeiro Programa de Recompra de Ações, que visa adquirir ações ordinárias e preferenciais classe B de emissão própria. O objetivo da iniciativa é maximizar a geração de valor para os acionistas, alinhando-se a uma gestão eficiente de capital.

O programa permitirá a recompra de até 129.974.359 ações ordinárias (ONs) e 167.933.529 ações preferenciais classe B (PNBs), correspondendo a até 10% do total de ações de cada classe atualmente em circulação no mercado. De acordo com a companhia, atualmente estão disponíveis no mercado 1.299.743.590 ações ONs e 1.335.290 ações PNBs.

“Este programa reforça nosso compromisso com a valorização dos acionistas e o fortalecimento da governança corporativa, ao mesmo tempo em que garante uma estratégia sólida para gerenciar recursos de forma eficaz,” destacou a Copel em comunicado.

Detalhes do Programa

As aquisições de ações ocorrerão exclusivamente na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a preço de mercado, e serão realizadas de forma a respeitar as regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Copel informou que a execução do programa caberá à sua Diretoria, que definirá os momentos, a quantidade e os preços de aquisição, seja em uma única operação ou em múltiplas.

As ações adquiridas poderão ser mantidas em tesouraria, canceladas ou alienadas, e o programa também servirá para atender planos de incentivo, como o de outorga de ações restritas e ações por desempenho (Performance Shares).

A empresa deixou claro que a recompra estará limitada ao saldo de lucros do exercício em curso e reservas de lucros e de capital disponíveis, garantindo que as distribuições de proventos não serão afetadas.

O período do programa será de 18 meses, contando a partir de hoje. Para a realização das operações, a companhia utilizará os serviços de intermediação da Itaú Corretora de Valores S.A.

Gestão de Capital e Valorização

O movimento da Copel ocorre em um cenário de maior atenção do mercado à recompra de ações como estratégia para valorizar ativos e trazer retorno aos acionistas. Este tipo de programa geralmente é visto como um indicativo de confiança da empresa no seu desempenho futuro e no valor de suas ações.

Com a recompra, a quantidade de ações em circulação no mercado é reduzida, o que pode, em teoria, elevar o preço dos papéis, beneficiando os investidores. Além disso, o programa reforça o compromisso da Copel com uma alocação de capital estratégica e equilibrada.

Destaques

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes na geração distribuída

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

Brasil abre nova rota de gás natural e reforça segurança energética

Primeira importação de gás argentino via Bolívia pode reduzir...

Eneva avança na exploração de gás natural e recebe sonda de alta tecnologia no Maranhão

Equipamento inovador fortalece a capacidade operacional da empresa e...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Últimas Notícias

Energicom 2025: Estratégias de comunicação e relações institucionais para um setor...

Líderes e especialistas debatem a importância da comunicação na...

O Maior Obstáculo à Expansão da Energia Renovável é a Falta...

Como a escassez de capital nas fases iniciais impede...

Petrobras e Braskem se unem para impulsionar a descarbonização na Bahia...

Parceria estratégica visa reduzir emissões de CO₂ e fortalecer...

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes...

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

TAG anuncia Tomaz Guadagnin como novo CEO e reforça sua missão...

Com a nomeação de Guadagnin, a companhia se prepara...

Setor empresarial ganha força na COP30 com nomeação de Dan Ioschpe...

Escolha do empresário fortalece a conexão entre políticas climáticas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares