Quinta-feira, Abril 3, 2025
25.6 C
Rio de Janeiro

Origem Energia Entra no Mercado Livre de Gás e Assina Contrato com a Vale para Suprimento da Unidade em Tubarão, ES

Contrato marca a estreia da Origem Energia no mercado livre de gás, abastecendo 50% da demanda de gás natural da planta da Vale em Vitória a partir de novembro de 2024

A Origem Energia anunciou seu primeiro contrato no mercado livre de gás. Em parceria com a Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, a Origem Energia será responsável pelo fornecimento de gás natural para a unidade de pelotização da Vale, localizada em Tubarão, Vitória (ES). Esse contrato marca a entrada da Origem no mercado livre e o início de sua atuação no Sudeste brasileiro, inaugurando uma nova fase de expansão e competitividade para a companhia.

A parceria representa um importante passo tanto para a Origem quanto para o mercado brasileiro de gás natural. A partir de novembro de 2024, a Origem Energia começará a abastecer a unidade da Vale em Tubarão, com previsão de atingir o volume de 300 mil metros cúbicos de gás por dia até o final de 2025. Esse montante representa aproximadamente 50% do consumo de gás que a Vale migrou para o mercado livre nesta planta.

A Origem Energia, que já atua como fornecedora de gás para concessionárias regionais como Bahiagás e Algás, agora se posiciona como um player relevante no mercado livre. De acordo com Flavia Barros, diretora comercial da Origem Energia, a ampliação do portfólio e a possibilidade de fornecer diretamente para uma grande indústria demonstram a competitividade da companhia. “Este contrato é um marco em nossa trajetória. Além de ser a primeira vez que atendemos uma indústria diretamente pelo mercado livre, é também o nosso primeiro cliente na Região Sudeste. Esse contrato reforça nosso compromisso com o cliente final, oferecendo uma molécula de gás competitiva e ajustada às necessidades do consumidor,” afirmou Flavia.

Expansão e infraestrutura de fornecimento

O abastecimento de gás para a Vale será feito através da conexão com a malha da Transportadora Associada de Gás (TAG), facilitando a distribuição até a unidade em Vitória. A Origem Energia possui uma infraestrutura integrada de aproximadamente 300 quilômetros de dutos de escoamento, uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), sete estações de produção e coleta de gás e petróleo, além de 14 concessões de campos maduros e 18 blocos exploratórios.

A Origem também está desenvolvendo um projeto pioneiro de estocagem subterrânea de gás natural em campos depletados no Polo Alagoas. Esse projeto visa oferecer mais flexibilidade e segurança aos consumidores e empresas do setor de gás natural, possibilitando armazenar gás para períodos de maior demanda ou instabilidade de preços.

Segundo Barros, a Vale é um cliente que poderá se beneficiar futuramente dessa estocagem subterrânea, considerando seu perfil de consumo elevado e a necessidade de estabilidade no abastecimento. “A parceria com a Vale nos permite conhecer melhor o perfil de consumo e desenvolver soluções que aumentem a eficiência e segurança na gestão do portfólio da empresa,” destacou.

Impacto do mercado livre no setor de gás natural

A Vale tem atuado de forma estratégica para fortalecer o mercado livre de gás natural no Brasil, que foi impulsionado pela aprovação do Novo Mercado de Gás. Esse marco regulatório permite que grandes consumidores negociem diretamente com fornecedores, reduzindo a dependência das concessionárias regionais e promovendo um ambiente mais competitivo.

De acordo com Mariana Rosas, diretora de Suprimentos Estratégicos da Vale, a mineradora vê essa evolução do mercado como uma grande conquista para o setor industrial do país. “Em 2025, esperamos que 90% do nosso consumo de gás natural venha do mercado livre. Nosso objetivo é garantir um fornecimento de gás natural confiável e a preços competitivos em um mercado mais aberto, dinâmico e transparente”, afirmou Mariana.

A Vale também acredita que o crescimento do mercado livre de gás estimula o desenvolvimento de um ambiente mais eficiente e diversificado, gerando novas possibilidades para fornecedores e consumidores, além de possibilitar contratos mais aderentes às necessidades específicas dos clientes.

A Origem Energia como protagonista do mercado livre

Para a Origem Energia, esse primeiro contrato no mercado livre com a Vale simboliza uma nova etapa. Ao oferecer um fornecimento competitivo e flexível para uma das maiores empresas industriais do país, a Origem projeta sua expansão no mercado de gás natural onshore, setor em que a empresa é líder e que possui grande potencial de crescimento com a abertura do mercado livre.

A Origem Energia acredita que, além de proporcionar novas oportunidades para grandes consumidores, o mercado livre permitirá desenvolver tecnologias e infraestrutura que atendam às demandas emergentes do setor. Com isso, a companhia planeja ampliar seu portfólio e atrair mais clientes diretos, consolidando-se como um dos principais fornecedores de gás natural do Brasil.

Nos próximos anos, a expectativa é que o mercado livre de gás continue a crescer, beneficiando empresas de diversos setores e contribuindo para uma matriz energética mais robusta e acessível.

Destaques

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos no setor de carvão

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Geração de Belo Monte Impede a Emissão de 5,3 Milhões de Toneladas de CO₂ em 2025

Com energia limpa e renovável, hidrelétrica diminui dependência de...

Impasse ameaça megaprojeto de hidrogênio verde no Brasil

Negativa do ONS para conexão à rede elétrica pode...

Auren Energia e Minasligas Firmam Acordo Estratégico de Autoprodução de Energia Solar até 2040

Parceria assegura o fornecimento de energia limpa e contribui...

Últimas Notícias

A explosão da inteligência artificial e o impacto no consumo de...

Estudo prevê que data centers de IA responderão por...

O Papel da Inovação Energética: Avanços Tecnológicos e Desafios para o...

Relatório da IEA revela crescimento desigual nos investimentos em...

MME apresenta Relatório de Gestão 2024 com avanços na energia e...

Documento detalha ações estratégicas e reforça compromisso com sustentabilidade,...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Energia renovável impulsiona reconstrução do Rio Grande do Sul e fortalece...

Fórum GD Sul e Energy Storage Brasil demonstram resiliência...

Circularidade na mineração: especialistas avaliam novas formas de reaproveitamento de resíduos...

Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita usina termelétrica...

Artigos Relacionados

Categorias Populares